A raça Welsh Corgi possui duas variações, a Pembroke e a Cardigan. Acredita-se que a segunda seja mais antiga e que tenha acompanhado os celtas quando estes imigraram para o País de Gales. Já a primeira variação surgiu nos países nórdicos, sendo que os exemplares da raça também foram levados ao País de Gales por seus donos.
Ambas as variações da raça exerceram principalmente a função de pastoreio, e com o passar dos anos, e consequentes acasalamentos, chegou-se a uma proximidade muito grande entre as duas variações de Welsh Corgi.
Características – Padrões da raça Welsh Corgi
Os cães Welsh Corgi Pembroke medem de 25 a 30 centímetros de altura e costumam pesar entre 10 e 12 quilos. Já os Welsh Corgi Cardigans medem de 28 a 33 centímetros de altura e pesam entre 11 e 17 quilos.
Os cães da variação Pembroke devem apresentar pelagem de cores sólidas, como vermelho, bege, castanho ou ainda com as combinações de preto e castanho, sendo que podem ou não apresentar manchas brancas no pescoço, nas patinhas e no peito. A cauda destes cães deve ser curta.
Já os cães Cardigans são aceitos em qualquer cor, exceto na branca e suas caudas devem ser parecidas com a das raposas.
Os cães Welsh Corgi não são propensos a problemas de saúde sérios, no entanto, podem apresentar glaucoma e obesidade.
Temperamento da raça Welsh Corgi
Os cães desta raça são excelentes companheiros e adoram acompanhar seus donos nas mais variadas atividades. Podem viver bem em apartamento, desde que sejam feitos passeios regularmente e muitos exercícios.
Os Welsh Corgi não se importam de ficar sozinhos em casa, no entanto, quando seus donos chegam eles exigem atenção e carinho.
Os cães desta raça podem conviver bem com outros cães e geralmente não estranham a presença de pessoas que não estão sempre presentes no cotidiano.
Os Welsh Corgi são ainda muito inteligentes e aprendem rapidamente o que lhes é ensinado.
Dicas e cuidados com a raça Welsh Corgi
Em função da inteligência elevada, é ideal que os cães sejam adestrados desde cedo, de modo que mais tarde não se mostrem teimosos ou se portem como os reis da casa.
A fim de garantir que o pelo dos Welsh Corgi fique sempre bonito, recomendam-se escovações semanais.
Eu tive uma Cadela da raça Welsh Corgi, não sei se era genuína, mas que tinha muito desta raça isso tinha, faleceu dia 21 de Novembro, era a companhia da minha mãe. Agora só chora porque perdeu a companheira dela.
A minha foi dada e veio de Lisboa mas infelizmente a mãe dela também já faleceu, será que me podiam dizer se existe criadores dessa raça em Portugal e onde, obrigada.
Também estou a procura de uma cadela dessa raça em Portugal.
Poderiam me ajudar por favor?