A vacinação é um assunto que gera muitas dúvidas. Porém, alguns fatos são mitos e outros são verdades. Confira algumas dicas.
Em filhotes pequenos, a maioria da imunização (95%) é obtida por meio do primeiro leite produzido pelas mães durante um pequeno tempo depois do nascimento.
VERDADE. Se a mãe é protegida contra as doenças, os filhotes também serão por 6 a 16 semanas depois do nascimento, se eles consumirem o primeiro leite, que também é chamado de colostro.
Cães idosos podem produzir menos anticorpos após a vacinação e por isso eles devem ser revacinados todo ano.
VERDADE. A diminuição de anticorpos realmente diminui em cães que têm mais de 7 anos de idade e revacinação anual impede que os níveis de anticorpos diminuam e desta forma o cão fica mais protegido.
Enquanto estão presentes, os anticorpos recebidos pela mãe não vão interferir com a vacinação dos filhotes, que devem ser permanentes.
FALSO. Os anticorpos que foram produzidos pelas mães e recebidos pelos filhotes, vão interferir na produção de anticorpos, por algumas semanas.
A via de administração da vacina, que pode ser intramuscular e subcutânea, não tem efeito no nível de proteção produzido em cães idosos para serem vacinados.
FALSO. O efeito da via de administração na resposta da vacina depende do local em que ela é aplicada. Por exemplo, no caso de vacinas antirrábicas ela é mais efetiva se for aplicada pela via intramuscular. Porém, a vacina do tipo Cinomose, tem o mesmo efeito se for aplicada subcutânea ou intramuscular. Assim, cada vacina apresenta a sua especificidade.
A vacinação em cães que já estão doentes irá prevenir e auxiliar a progressão da doença.
FALSO. Porque os anticorpos demoram algum tempo para atingirem o nível de proteção, que é considerado ideal para impedir a progressão da doença. Desta forma, os anticorpos devem estar presentes antes da exposição do agente causador da doença, Filhotes vacinados devem ser protegidos do frio, porque a friagem reduz a quantidade de anticorpos que são produzidos após a vacinação.
VERDADE. Pesquisas recentes demonstram que é importante manter o filhote protegido contra o frio.
Cães não devem receber vacinas contra Cinomose, Hepatite, Leptospirose, entre outras doenças, porque irão adquirir naturalmente a imunidade.
FALSO. As doenças podem ser fatais. Realmente, quando um cachorro se recupera de algum tipo de doença, ele pode ficar imune em relação a ela, porém, as lesões no organismo podem ser tão severas que podem predispor o seu melhor amigo a ter outros tipos de doenças. Por isso, a vacinação deve ser sempre feita e o cartão deve estar atualizado com todas as doses que já foram aplicadas, que faltam para aplicar, as datas, entre outras informações.
Quantas doses de vacinas precisamos dar ??? Tem que ser importada ???
O que eu não consigo entender é pq vacinar um filhote, mamifero, sendo que o sistema imunologico só se forma aos 5 anos. Q vacina é essa?