O adestramento pode ser fácil e divertido. Veja dez truques para treinar os cachorros em casa.
Todos os cachorros precisam receber a “educação básica”: é preciso treinar com persistência, para que eles aprendam as regras da casa e introjetem alguns comandos simples. Tudo começa com o “sim” e o “não”, passa pelo “sobe”, “desce”, “vem”, “fica”, “junto” e, finalmente, é possível fazer os peludos apresentarem verdadeiros espetáculos, em truques fáceis e muito divertidos.
Não é necessário investir em equipamentos, nem contratar especialistas para treinar os cachorros. Obviamente, eles podem ser matriculados em escolas e clubes para aprender truques mais sofisticados, mas, em casa, com apenas alguns minutos diários, é possível entreter os peludos, enquanto eles assimilam algumas técnicas fáceis, simples e divertidas.
Os motivos para adestrar
Os truques não são apenas “gracinhas” para divertir a família e as visitas da casa. Durante as sessões de adestramento, os cachorros desenvolvem outras habilidades: ao aprender a latir (ao comando do tutor), eles também assimilam o “ficar quieto”; ao aprender a beijar, eles compreendem que não devem lamber todo mundo – e o tempo todo.
Além disso, os treinos fortalecem os vínculos com os tutores – os cachorros adoram passar um tempo extra com os seus humanos. Durante as aulas, o desenvolvimento cognitivo é beneficiado, assim como as regras de convivência.
Há também os benefícios para o corpo. Os cachorros precisam se exercitar regularmente e unir a atividade física aos treinamentos fortalece os músculos, articulações e ossos, ao mesmo tempo que desenvolve a inteligência.
A comunicação também se torna mais eficiente e agradável. É importante que, na hora de escolher os comandos, os tutores evitem ordens muito longas e gestos muito elaborados. O comando “vem” é muito mais eficaz do que a frase: “Rex, venha até aqui, eu quero falar com você”.
Cães adestrados, em geral, conseguem conviver melhor com a família humana, os demais pets da casa e até mesmo com visitas e estranhos. A permanência com o tutor (mesmo que apenas por alguns minutos diários) também favorece a socialização dos peludos.
Vale lembrar, por outro lado, que alguns cachorros são naturalmente mais independentes. Existem peludos mal-humorados, dominantes e agressivos. É igualmente possível que um animal adotado já adulto apresente algumas dificuldades. Se for o caso, o tutor pode considerar a contratação de um adestrador profissional.
Dez truques fáceis
A seguir, apresentamos dez habilidades que podem ser ensinadas em casa para os cachorros. Eles aprendem rápido, se divertem e ficam mais estáveis e equilibrados emocionalmente. Os tutores, responsáveis pelas aulas, também podem aproveitar para relaxar do estresse do dia a dia.
01. Como ensinar o cachorro a beijar
A dica é usar um petisco cremoso, que pode ser espalhado na palma da mão ou na bochecha. Deixe o cachorro perceber que há algo gostoso em você. Ensine o comando “Beija” e ofereça a mão ou a bochecha (indique o local a ser beijado). Depois de aprender, você pode ensinar o cachorro a beijar a mão de outras pessoas, como as crianças da família, visitantes e até mesmo desconhecidos.
02. Como ensinar o cachorro a falar
Estude as situações em que o cachorro costuma latir com frequência. Deixe o cão excitado, para ele latir com mais intensidade. Mostre e esconda a recompensa, sem deixar que o animal o alcance, estimulando o cachorro. Enquanto o cachorro late, repita o comando “Fala”. Em duas ou três aulas, o peludo terá feito a conexão entre a ordem e os latidos. Continue repetindo o comando e premiando o barulho. Com o comando assimilado, pode-se ensinar o “quieto”, premiando os momentos de silêncio.
03. Como ensinar o cachorro a andar para trás (recuar)
Com um petisco na mão, mostre-o para o cachorro, deixando-o fora do alcance. Aproxime o prêmio, enquanto repete o comando “para trás”. Levante o petisco na altura do dorso do cachorro e cada vez mais para trás: ele vai ter de recuar. Enquanto o comando é repetido, o peludo pode ter de ser empurrado para trás. Depois disso, entregue o petisco. Nos treinos seguintes, aumente a distância entre o cachorro e o prêmio.
04. Como ensinar o cachorro da dar a pata
Escolha um comando verbal, que deve ser sempre o mesmo. Peça para o cachorro se sentar à sua frente e coloque um petisco em frente ao focinho, insistindo para que ele fique parado. Mostre e esconda o petisco novamente. Dê o comando “dá a pata” e, com a mão livre, levante a pata do chão, para que ele associe a palavra ou expressão ao gesto que se espera dele. Antes de oferecer a recompensa, pegue a pata do cachorro com a sua mão livre. Afinal, é este o gesto que deve ser fixado. Repita a operação algumas vezes, incentivando o pet a dar as duas patas, a dar a pata enquanto está em pé e até mesmo em movimento.
05. Como ensinar o cachorro a acenar
Peça para o cachorro dar a pata e introduza o novo truque: “acena”, “dá tchauzinho”, etc. Faça o gesto com a mão livre em posição vertical e, se necessário, movimente a pata do cachorro para demonstrar o que você quer que ele faça. Entregue a recompensa assim que ele fizer o que se espera. À medida que o cachorro entende o novo truque, o comando pode passar a ser dado a distâncias maiores. Quando o cachorro tiver aprendido, ele pode passar para as etapas seguintes: acenar com as duas patas e manter a pata na vertical até que o tutor bata com a mão nela.
06. Como ensinar o cachorro a girar
Basta pedir para o cachorro ficar à sua frente e sentar-se. Mostre a recompensa e gire o prêmio por cima do peludo, fazendo-o seguir. Faça movimentos em círculos. O prêmio deve ser entregue assim que o movimento do cachorro consiga fazer alguns giros. Faça o cachorro girar várias vezes, com o prêmio sempre acima da cabeça. Uma vez assimilado o truque, o treinador pode passar outro comando: “para outro lado”. Depois que ele entender é possível ensiná-lo a girar em torno de um bastão, uma pessoa, etc.
07. Como ensinar o cachorro a pedir, implorar
Tudo começa com o comando “senta”. Em seguida, estimule o cachorro a elevar o tronco. Quando o cachorro entender que deve ficar sentado sobre as patas traseiras, balance gentilmente as patas dianteiras, introduzindo o comando “pede”. A cada acerto, ofereça mais um prêmio, até que o truque esteja assimilado.
08. Como ensinar o cachorro a rolar no chão
A posição inicial é com a barriga para baixo, patas dianteiras para a frente e cabeça ereta. Não deixe o cachorro se levantar. Mostre o petisco e diga o comando “rola” (deixe-o ver o petisco, aproximando-o e afastando-o do focinho. Deitar e rolar é um truque que pode ser ensinado em apenas uma sessão. Para o cachorro fixar o aprendizado, basta dar os comandos algumas vezes por dia.
09. Como ensinar o cachorro a se fingir de morto
Peça para que o cachorro se sente à sua frente. Coloque o prêmio no nível do chão e peça para que ele se deite. Passe o prêmio em torno do pescoço do cachorro, introduzindo o comando: “morto”. Ofereça o petisco apenas se o cachorro se mantiver deitado, sem mover o corpo. A recompensa pode ser alinhada com a coluna vertebral do cachorro, para fazê-lo entender que deve se manter mais e mais esticado. Para finalizar, pode ser usado o comando “acorda” ou “pula”.
10. Como ensinar o cachorro a curvar-se
Inicialmente, dê o comando “em pé”. Segure o prêmio perto do focinho do cachorro e, lentamente, abaixe o nível do petisco. Assim que ele apoiar os cotovelos no chão, dê umas pancadinhas nas laterais da garupa: é o sinal para abanar o rabo. Dê o comando “cumprimenta” enquanto o cachorro assume a posição desejada. Pode ser necessário repetir algumas vezes. Mantenha a reverência por alguns segundos antes de oferecer a recompensa. Para encerrar, dê o comando “em pé”.
Recomendações úteis
Em qualquer sessão de treinamento, o adestrador precisa ter em mente que:
- é preciso evitar saltos sobre coisas e pessoas;
- as recompensas devem ser oferecidas depois que o cachorro faz o esperado;
- inicialmente, os prêmios precisam ser materiais (petiscos ou, eventualmente, brinquedos). Depois de fixado o aprendizado, eles devem ser substituídos por elogios e agrados;
- são necessárias de três a quatro aulas, de acordo com a complexidade do truque;
- depois que o aprendizado é obtido, é preciso estimular o cachorro regularmente a executar o truque;
- o tom de voz empregado no adestramento deve ser sempre o mesmo, firme, mas sem necessidade de elevar a voz. As palavras e expressões precisam ser simples e sempre as mesmas, para que o cachorro possa assimilá-las;
- pratique o treino em locais diferentes: na sala, no quintal, no passeio. O cachorro passará a associar imediatamente o comando ao gesto esperado;
- é mais fácil treinar os cachorros em locais tranquilos, livres de interferência e com poucos estímulos. À medida que o peludo aprende, o truque pode ser realizado em lugares movimentados;
- tome cuidado com a quantidade de petiscos oferecidos, para não engordar os aprendizes. Só dê as guloseimas quando os cachorros fizerem o esperado, e apenas durante o aprendizado. Depois que eles dominam os truques, não é preciso oferecer recompensas;
- alguns truques são aprendidos rapidamente, enquanto outros requerem várias sessões (três ou quatro). Procure não cansar nem entediar o aluno, intercalando os treinos com brincadeiras e sonecas;
- naturalmente, é necessário fixar o aprendizado, com sessões regulares de treinamento. O importante é sempre envolver as aulas com brincadeiras: o adestrador precisa ser firme, mas não precisa ser chato.