Assim como nós, os cães também realizam a troca de dente, que são quase imperceptíveis. Veja as dicas!
Você sabia que o seu melhor amigo faz troca de dente? Os cães também têm dentes de leite e precisam de cuidados para manter a saúde bucal. A troca quase não é percebida pelo dono e ela ocorre, normalmente, por volta dos quatro meses de vida do cachorrinho até o sexto. Além disso, geralmente, os cães tendem a engolir os dentes de leite.
Como ocorre a troca de dente?
Normalmente, um cachorro na sua fase adulta tem 42 dentes, sendo que 20 estão localizados na mandíbula superior e o restante na inferior.
Quando os cachorrinhos nascem, eles não têm dentes e a formação acontece, geralmente, na terceira semana. Além disso, 28 dentinhos de leite formados nessa primeira fase irão cair e desta forma vão surgir os dentes que farão parte de forma definitiva. Os novos dentes de leite formados são mais pontiagudos, firmes e afiados.
Durante essa fase, os filhotes tendem a ficar mais quietos, pertos do dono e podem ter falta de apetite, também. A mudança de comportamento é facilmente notada e a gengiva pode apresentar sangramentos devido ao nascimento do dente. A perda de apetite é provocada pelo desconforto que essa fase pode gerar.
Problemas que podem surgir quando a troca de dente não acontece
Quando a troca de dente não ocorre, os cães podem ter vários tipos de problemas. Entre eles estão as inflamações que acometem a região bucal e complicações que podem surgir devido ao fato. Além disso, há raças em que os dentes de leite podem não ser eliminados de maneira natura, e, assim, permanecem juntamente com a arcada definitiva. Ou seja, os dentes dividem espaço com os novos. Entre algumas raças pode ser citadas como exemplo as miniaturas de Pincher, Poodle, entre outros.
A importância dos brinquedos!
Durante essa fase de troca de dentes, é fundamental que os cães tenham brinquedos para morder. Desta maneira, eles vão poder aliviar a coceira que é gerada durante essa fase. Por isso, que é comum os cães filhotes morderem sapatos, almofadas, estofados, entre outros.
A troca de dentes ocorre de forma natural nos cães e quase são imperceptíveis pelo dono. Mas, se o cachorro estiver muito apático, sem apetite e triste pelos cantos, é fundamental procurar um veterinário para averiguar a situação e verificar como esta a troca de dentes.
Lembre-se de que os dentes do seu melhor amigo precisam de cuidados, portanto, escová-los é fundamental para manter a boa saúde bucal.
Ola amei o site
Gostaria de saber qual célula do sistema osseo esta presente em uma cadela gestante ?