10 raças de cães que adoram brincar

Confira dez raças caninas perfeitas para quem gosta de brincar e praticar exercícios físicos.

Quais as 10 raças de cães que adoram brincar? Cachorro é tudo de bom. Eles estão sempre atentos e dispostos para tudo – ou quase tudo. São companheiros, guardiães e leais à família. Algumas raças, no entanto, se destacam quando o assunto é brincar: eles adoram e basta um aceno e já estão prontos para a bagunça.

Como regra geral, os cães pastores e boiadeiros são mais independentes e centrados. Eles tendem a desenvolver preferências individuais e alguns chegam a ignorar totalmente os apelos dos tutores para interagir, brincar e divertir-se.

Há também as raças desenvolvidas para atividades solitárias. O afghan hound e o weimaraner, por exemplo, são caçadores solitários, criados para ter autonomia e passar longos períodos sozinhos, por conta própria.

Vale lembrar que a raça canina determina as linhas gerais dos cachorros, mas alguns desenvolvem temperamentos diferentes. Por isso, é sempre possível deparar-se com um buldogue inglês ativo ou um beagle apático e preguiçoso.

As raças brincalhonas

A genética favorece algumas atividades, de acordo com o porte, musculatura, estrutura óssea, etc. O ambiente, contudo, é determinante na formação da personalidade dos cachorros. Os cães apresentados a seguir são muito divertidos e equilibrados, mas, com uma educação inadequada, podem se tornar agressivos, dominantes e indolentes, o que acaba prejudicando a brincadeira.

O adestramento adequado, portanto, determina a disponibilidade para brincar e correr, ao mesmo tempo em que ensina que existem horas e locais para as demonstrações “mais efusivas” de contentamento.

No geral, porém, todos os cães são bons companheiros. Eles parecem, inclusive, refletir a personalidade dos tutores: quando vivem com alguém mais ativo, tornam-se ágeis e velozes; na companhia de um tutor tranquilo, podem preferir atividades menos intensas, ou apenas a tranquilidade de ficar ao lado – ou no colo – do melhor amigo.

É importante considerar também a idade. Os filhotes são inquietos e curiosos: quanto estão acordados, parecem não se cansar de brincar. Já os idosos, a partir dos seis anos, começam a “acionar o freio”. De qualquer maneira, os cachorros são fascinantes em todas as etapas da vida.

Os cães das raças apresentadas a seguir são ideais para quem tem espírito esportivo, disposição para brincar e, claro, tempo disponível. Para um cachorro acostumado a correr e saltar ao ar livre, nada justifica a falta de atividades, nem mesmo um dia frio e chuvoso.

01. Retriever do Labrador

Ele é um dos campeões de popularidade no mundo inteiro. Os cães da raça são inteligentes e adaptam-se a qualquer circunstância. Por isso, são empregados tanto como cães terapeutas como especialistas em resgates de vítimas de acidentes.

racas-de-caes-que-adoram-brincar

Apesar de ser um cachorro grande (até 62 cm de altura na cernelha), o retriever do Labrador pode morar em espaços pequenos, desde que seja levado para passear duas ou três vezes por dia. Isto significa correr, saltar, superar obstáculos e divertir-se. Os tutores devem se preparar para conviver com um parceiro intenso e agitado.

02. Border collie

A raça é considerada ideal para o adestramento. O border collie aprende rapidamente, com apenas uma ou duas repetições, e está sempre pronto para truques novos. É um cão de porte médio (em torno de 52 cm de altura), mas precisa de espaço para se exercitar.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-1

O border collie precisa tanto de exercícios físicos, quanto de estímulos mentais: além de se divertir com truques sofisticados, ele também é capaz de compreender o significado de centenas de palavras e expressões. Corrida, rastreamento e agility são atividades ideais para os cães da raça, mas eles também fazem a festa com uma bolinha.

03. Golden retriever

Ele descende os retrievers do Labrador, mas os ancestrais foram levados para a Inglaterra, onde a raça fixou as características atuais. Caçador de aves aquáticas, o golden retriever é especialista em esportes aquáticos.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-2

Na falta de uma piscina em casa, no entanto, ele se contenta com uma mangueira ou até mesmo um borrifador. O importante, para o golden retriever, é estar ao lado dos tutores. Mas ele não é um grande cão de guarda: amistoso e brincalhão, ele pode se divertir até mesmo com pessoas estranhas.

04. Dálmata

Bonito e elegante, com aspecto nobre, o dálmata gosta mesmo é de bagunça. Ele se diverte com qualquer coisa que encontrar, desde que esteja ao lado da família. É um cão divertido e alegre, muito sociável e equilibrado.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-3

Um dálmata típico é capaz de correr por quilômetros sem demonstrar cansaço – vale lembrar que ele já foi um “cão de carruagem”, que seguia à frente dos coches para alertar os pedestres e abrir alas. Este é um cachorro barulhento e expansivo. Pode ser um pouco dominante, exigindo adestramento firme desde filhote.

05. Lulu da Pomerânia

Não se engane com o tamanho: o lulu da Pomerânia é um perfeito cão de guarda e, na pior das hipóteses, atua como alarme quando alguma coisa parece errada. Esta é uma raça do tipo primitivo, das que mais se assemelham com os lobos, ancestrais da espécie.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-4

Cheio de energia, o lulu da Pomerânia precisa de muitas atividades diárias. Felizmente, ele é capaz de inventar jogos e brincadeiras sozinho, mas sempre convida os tutores para participar. Por estar sempre em movimento, é muito difícil encontrar um cão da raça com problemas de obesidade. Ele adora passear e pode caminhar por até uma hora diária, sem mostrar cansaço.

06. Corgi galês

Outro baixinho incansável. A raça possui duas variedades: pembroke e cardigan, que diferem basicamente na cauda, que é mais exuberante no cardigan. Os cães da raça se adaptam às mais diferentes condições, mas exigem muita atenção e precisam de exercícios físicos intensos.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-5

O corgi galês late bastante, mas é inteligente e pode ser treinado para equilibrar as vocalizações. Ele adora companhia, dá-se muito bem com crianças e até com gatos, sempre encontrando formas de interagir. É um cão de guarda nato, mas um pouco tímido com estranhos.

07. Jack Russell terrier

A raça já foi usada na caça à raposa. É um cachorro sociável e gregário, exigindo sempre a presença, a atenção e as brincadeiras da família. Quem olha para um jack russell imagina que está frente a frente com um cãozinho levado – e quase sempre está coberto de razão.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-6

Um jack russell parece estar sempre em movimento. Morando em apartamento, ele o transformará em um percurso de obstáculos: é preciso ter disponibilidade para passeios diários longos e agitados. Ele prefere ser filho único, mas pode se acostumar com a presença de outros cães e gatos. Com relação às crianças, é preciso algum cuidado com as muito pequenas.

08. Buldogue francês

A aparência frágil engana: o buldogue francês é um excelente companheiro, brincalhão e muito inteligente. Ele precisa de estímulos físicos e mentais e é uma excelente opção para quem quer adestrar um pet.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-7

Por outro lado, o focinho achatado e as vias aéreas curtas podem ser um problema. Diversos cães da raça sofrem com distúrbios respiratórios e, por isso, a intensidade das brincadeiras precisa ser muito bem dosada. O buldogue francês é amigável, leal e carinhoso. É importante lembrar que ele descende de cães de luta, o que pode atrapalhar a convivência com outros cães.

09. Poodle

Ele já trabalhou resgatando aves abatidas e, um pouco mais tarde, tornou-se uma estrela nos circos europeus, exibindo dotes artísticos em picadeiros de todo o continente. Os cães da raça se apresentam em quatro tamanhos: gigante, standard, miniatura e toy.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-8

As variedades dizem respeito apenas à altura. Um poodle toy é tão agitado e brincalhão quanto um gigante, mas o tutor precisa saber dosar as atividades. Os cães da raça aprendem rapidamente e adoram companhia. Eles podem passar horas apenas cochilando ao lado dos tutores, mas gostam de brincar – os jogos podem ocupar duas ou três horas diárias.

10. Beagle

É mais um cachorro que parece ser arteiro – e realmente é. O beagle foi desenvolvido para a caça em matilha: um grande grupo saía pelos bosques ingleses atrás de rastros e, quando um deles encontrava algo, fazia um barulho tremendo.

racas-de-caes-que-adoram-brincar-9

O beagle continua exibindo estas características: é ágil, barulhento, gregário, intenso e muito brincalhão. Ele pode ser descrito como um cachorro aventureiro, sempre pronto a desbravar novos horizontes. Pode ser um pouco teimoso (principalmente nas atividades fora de casa) e, por isso, precisa de adestramento desde filhote.

Raças que não gostam de brincar

Alguns cachorros são mais tranquilos. Outros são independentes e organizam uma rotina sozinhos, sem necessidade de atividades em conjunto com a família. Eles não deixam de ser companhias agradáveis, mas certamente não são a escolha ideal para quem quer brincar, correr e divertir-se ao lado de um peludo.

01. Buldogue inglês

racas-de-caes-que-adoram-brincar-10

Alguns dizem que ele sabe viver, outros que ele está sempre cansado. Efetivamente, o buldogue inglês prefere sonecas e cafunés. Uma bolinha lançada não muito longe é exercício suficiente para o dia. Mesmo assim, precisa ser estimulado às atividades.

02. Pug

racas-de-caes-que-adoram-brincar-11

É mais um cão braquicefálico e o focinho curto impede as atividades intensas. Mesmo assim, o pug é corajoso e pode se mostrar um pouco mais intenso. De qualquer maneira, é importante conferir o nível de brincadeiras com o veterinário.

03. Afghan hound

racas-de-caes-que-adoram-brincar-12

O afghan hound foi criado para a caça solitária: saía das aldeias ao entardecer, passava a noite e a madrugada caçando e, ao raiar o sol, voltava para casa com o produto da caça (ou parte dele). Por isso, é um cão independente e totalmente avesso às interações e a treinos complexos.

04. Akita

racas-de-caes-que-adoram-brincar-13

A raça já foi empregada em diversas atividades, mas a principal foi a guarda de gado confinado. O akita passava a maior parte do tempo sozinho, decidindo o que fazer com as reses. Isto tornou a raça independente, persistente e teimosa. É um cão para ser admirado.

05. Whippet

racas-de-caes-que-adoram-brincar-14

A raça está em alta no Brasil, mas o whippet, ao contrário de outros galgos, é um cachorro tímido, que prefere ficar dentro de casa, em segurança (mesmo transformando os móveis em obstáculos de corrida). Ele parece frágil e talvez seja isto que está conquistando tantos fãs.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário