A raça Saluki (ou Galgo Persa) é uma das mais antigas, tanto que pinturas rupestres datadas de aproximadamente3000 A.C. foram encontradas em tumbas egípcias e tempos assírios. Essas pinturas representavam cães com orelhas e caudas franjadas. Além disso, muitos Salukis foram mumificados nas tumbas dos faraós.
Uma das origens para o nome da raça relaciona a palavra Saluki com Saluk, uma cidade árabe desaparecida. Os egípcios se referiam ao Saluki como El Hor, ou seja, “O Nobre”. O povo islâmico considerava esse cachorro como uma “dádiva de Allah” para as crianças, pois o Saluki permanecia na companhia de seus proprietários.
Além de ser um cão bastante fiel aos donos, o Saluki sempre foi um ótimo caçador. Graças a essa habilidade, os beduínos passaram a utilizá-lo para a caça, ajudando a conseguir alimento para as famílias desse povo. Com ótima visão e desempenho impressionante para corridas, podendo atingir até80 km/h, os Salukis não eram vendidos, mas oferecidos como presentes por suas características valiosas.
Muitos consideram o Irã como país de origem do Saluki, mas há quem acredite que essa raça se origina de outros locais, como Iraque, norte da Turquia, península Arábica, Egito e norte da África. Os primeiros exemplares foram levados para a Inglaterra em 1830, mas a raça só chamou a atenção em 1897, quando Lady Florence Amhersts ganhou um casal de Salukis.
A raça ainda é rara em todo o mundo e não passou por grandes alterações no decorrer do tempo. No Brasil, poucos criadores possuem Salukis.
Características – Padrões da raça Saluki
O Saluki é um cão com traços harmoniosos. Sua altura varia de51 a78 cme o seu peso oscila entre 13 e30 kg. O maxilar é robusto e os olhos são grandes e expressivos, na cor castanha. Já as orelhas são caídas e com muitos pelos.
O pescoço do animal é elegante e flexível que, junto com o corpo alongado, confere um aspecto esguio. Seus ombros são oblíquos e musculosos, enquanto a cauda é baixa e curvada.
A pelagem da raça é lisa e macia, nas seguintes cores: branca, creme, dourada, fulva, vermelha, cinza-fogo, grisalha, preta e chocolate. Também há cães com corpo creme e algumas partes do corpo com um dos tons citados. O Saluki não tem subpelo e não gera fortes odores, como em outras raças.
Temperamento da raça Saluki
Se antes o Saluki era um hábil caçador de gazelas, hoje a raça é usada como companhia para pessoas de todas as idades, por ser muito simpático e sereno. O contato familiar é fundamental para que ele suas características aristocráticas sejam valorizadas, como a elegância e a personalidade marcante.
Filhotes devem sempre estar ao lado da família, pois eles podem se tornar tímidos com desconhecidos, caso a criação seja solitária. Se eles forem bem socializados, podem ficar à vontade em qualquer local.
O Saluki é muito inteligente e compreende ordens com facilidade. Quando se torna adulto, respeita as pessoas e não costuma destruir mobílias e outros objetos. Uma das particularidades do Saluki adulto é a negação para comer alimentos dados por estranhos.
Dicas e cuidados com a raça Saluki
Fortes e resistentes, os Salukis devem ter uma alimentação saudável e os pelos precisam ser escovados com regularidade. Além disso, é importante manter as vacinas em dia e levá-lo para passear com frequência.
O histórico da raça indica problemas congênitos de coração, com a possibilidade de morte súbita em cães com até 7 anos de idades. Por isso, a qualquer sinal diferente no comportamento ou na aparência do seu cão, corra até uma clínica veterinária.
Fotos da raça Saluki
Vídeos da raça Saluki
http://youtu.be/cN5CNIUXGI4
Iinteressante a matéria. Bem explicativa, abrangendo todos os aspectos morfológico do animal.