Originária do extremo sudeste da Irlanda, mais precisamente nos montes Kerry (no condado de Kerry), a raça Kerry Blue Terrier foi desenvolvida no século XVIII. A descendência da raça está ligada a diversas versões, como a história de um rei celta que desposou a filha de um faraó e levou para sua terra esses cães, que se derivavam dos Terriers irlandeses e do Irish Water Spaniel. Há também uma lenda de um naufrágio ocorrido no condado de Kerry, em que o único sobrevivente foi um cão azulado.
Na Irlanda, o Kerry Blue Terrier é conhecido como Irish Blue e a teoria mais disseminada considera o Irish Terrier, o Dandie Dinmont Terrier e o Bedlington Terrier como os antepassados da raça.
Os irlandeses queriam produzir cachorros que tivessem características boas para o trabalho, como porte médio (para defender rebanhos e proteger seus donos), fácil manutenção (pelagem propícia por não ocasionar mau cheiro, devido à ventilação entre os pelos), obediência, lealdade, coragem e agilidade.
O potencial do Kerry Blue Terrier chamou a atenção dos Estados Unidos, onde a criação foi tão bem sucedida a ponto de ser considerado um centro de excelência dos Kerriers. No Brasil, a raça chegou em 1978 e, desde então, conquistou espaço em exposições oficiais.
Características – Padrões da Raça Kerry Blue Terrier
Esse cão de médio porte tem uma altura aproximada de45 cme peso médio de16 kg. Já a pelagem é longa, dura e do tipo arame. Para mantê-la bonita, é preciso escovar os pelos diariamente e apará-los (trimming) na medida em que eles crescem. É comum encontrar cães da raça com uma pelos mais compridos na cabeça, como se fosse uma longa barba.
Nos filhotes, a pelagem é totalmente preta, passando por mudanças até chegar à idade adulta, ficando mais clara até atingir uma coloração azul, com variações de cinza (claro ou escuro), podendo ser branca e, em alguns casos, a cabeça, a cauda e as patas são negras. A ondulação da pelagem fica mais acentuada quando o animal completa 12 meses.
Os dentes são grandes, a mordedura é poderosa e eles podem pular a uma altura de até1,8 m. Esse impulso gerado pelas patas traseiras serve para que esse cão, além de uma boa companhia, proteja a casa de seus donos caso algum visitante indesejado apareça.
Temperamento da raça Kerry Blue Terrier
O Kerry Blue Terrier é um cachorro versátil, valente, impetuoso, ágil, independente e muito ativo. Apesar de ser bastante afetuoso, é necessário que o dono tenha paciência (e até experiência com outros cães da raça) para lidar com esse animal, que possui um temperamento que requer uma personalidade para que ele seja disciplinado.
O porte médio facilita a adaptação em espaços variados, desde casas grandes até apartamentos pequenos. O ideal é que esse bicho de estimação tenha uma área para que ele possa circular e correr durante o dia. Se a sua residência não tem um espaço amplo, como um quintal ou garagem, prepare-se para sair com ele em passeios diários.
O convívio com crianças é ótimo, pois a raça é tão agitada quanto as crianças. Já o contato com outros cães deve ser evitado, principalmente se for um cachorro do mesmo sexo.
Dicas e cuidados com a raça Kerry Blue Terrier
Por ser uma raça muito rústica, você não precisa se preocupar tanto com a saúde do Kerry Blue Terrier. Fique de olho apenas nos hábitos alimentares e nas vacinas e vermífugos necessários para manter seu cão sadio.
O Kerry Blue Terrier não tem propensão a doenças genéticas, mas pode apresentar alergias e problemas de pele. Para tratar esses e outros possíveis problemas, dirija-se a uma clínica veterinária de qualidade.