O Keeshond é uma raça originária da Holanda. Nos séculos XVII e XVIII, esse cão era usado tanto para proteção como para companhia de pessoas que trabalhavam nas grandes embarcações holandesas. Por isso, a raça recebeu o nome de Cão Holandês da Barca.
Não há um consenso a respeito dos ancestrais do Keeshond, mas alguns especialistas acreditam que eles são derivados dos primeiros Spitz, como o Wolf Spitz. Um líder de um grupo de resistência holandês tinha um cão chamado Kees, que passou a ser o símbolo do novo partido, tornando a raça popular na Holanda e, posteriormente, em outros países europeus.
Características – Padrões da Raça Keeshond
Esse cachorro possui porte médio, com uma altura aproximada de45 a48 cmpara os machos e de41 a46 cmpara as fêmeas. Já o peso varia entre 18 e20 kg. Na Europa, admitem-se cinco tamanhos e inúmeras colorações, enquanto nos Estados Unidos só é admitido um tamanho e a cor cinza.
Os olhos são castanhos e a cor predominante da pelagem é cinza sombreado, com possíveis mesclas com preto e creme. A pelagem dupla se divide em: pelos externos, que são longos, retos e separados, e subpelos, que são curtos, grossos e lanosos.
A cabeça, as orelhas, a parte da frente dos membros e as patas são cobertas por pelos curtos e aveludados. O restante do corpo é protegido por uma pelagem longa e resistente.
O focinho é escuro, mas as patas, o pescoço e a cauda são mais claros. No pescoço e nos ombros há uma grande juba e a parte posterior dos membros conta com franjas abundantes.
Temperamento da raça Keeshond
Os cães da raça Keeshond são fortes, cordiais e muito inteligentes. Por serem cachorros muito dóceis, são ótimos para fazer companhia.
Como o Keeshond é obediente, ativo e bastante sociável, a convivência com pessoas de todas as idades é bastante amigável. A afeição por crianças torna essa raça ideal para quem tem filhos pequenos. Além disso, os Keeshonds se dão bem com outros animais.
Dicas e cuidados com a raça Keeshond
Além de cuidados com a alimentação e a regularidade de exercícios, é necessário prestar atenção a sinais das seguintes doenças: Displasia Coxo-femural (alteração física hereditária na articulação entre o fêmur e a bacia, o que causa incômodo na locomoção do animal), Epilepsia (ocorre quando o cão está com cerca de 3 anos de idade, com maior incidência em algumas linhagens) e problemas de pele, como dermatites.
Leve seu Keeshond a um veterinário de confiança para checar a saúde do animal. Assim, ele pode ser sua companhia por muito tempo.
eu amo cachorro e so tinha 5 anos quamdo minha mae mim del meu primeiro cachorro depois de 1 mes ele morrel ganhei outra mais nao foi a mesma coisa o primeiro o nome dele era tuquinho um macho a 2 era uma femia de 1 mes botei de lala roubarao ela emtao me apaixonei por um cocker filhote eu quero minha mae que mais meu pae nao