Raça Fox Terrier de Pelo Duro – Características da raça, fotos e vídeos

A origem do Fox Terrier é muito antiga, tanto que já havia descrições de cães com as mesmas características na época em que os romanos invadiram a Grã Bretanha, por volta de 55 D.C.

Raça Fox Terrier de Pelo Duro - Características da raça, fotos e vídeos

No século XV, essa raça já estava consolidada na Grã Bretanha. O Fox Terrier de Pelo Duro era utilizado na caça a raposas, por ser um exímio caçador, que usava sua valentia e sua inteligência para entrar em tocas e amedrontar os animais, avisando os caçadores em seguida.

O primeiro padrão da raça incluía duas variedades (pelo liso e pelo duro) e foi desenvolvido em 1876. No entanto, essa raça passou por diversas modificações ao longo dos anos, principalmente em suas características físicas.

Com o tempo, mais ingleses começaram a ter Fox Terriers de Pelo Duro como cães de companhia. Vários autores adotaram esse cão como uma de suas criações devido ao seu comportamento efusivo. É o caso de Milu, fiel companheiro do famoso personagem Tintin, criado por Hergé.

Características – Padrões da Raça Fox Terrier de Pelo Duro

Na pelagem do Fox Terrier de Pelo Duro predomina a cor branca, com a possibilidade de manchas pretas, castanhas ou castanhas e pretas. Como o próprio nome indica, o pelo é duro, além de ser áspero e encaracolado. Assim, é necessário escová-lo e tosá-lo com regularidade.

Raça Fox Terrier de Pelo Duro - Características da raça, fotos e vídeos

Sua altura é de, aproximadamente,39 cm. Já o peso varia de6,8 a7,7 kgnas fêmeas e7,3 a8,2 nos machos.

Temperamento da raça Fox Terrier de Pelo Duro

Esse cão médio possui energia para dar e vender. São muito fortes, persistentes e teimosos. Portanto, os donos devem ter experiência e não podem ter medo de impor sua autoridade.

O Fox Terrier de Pelo Duro está sempre alerta e pronto para viver aventuras. Agilidade e rapidez é com ele mesmo, seja em brincadeiras descontraídas ou em provas de competições.

Raça Fox Terrier de Pelo Duro - Características da raça, fotos e vídeos

Como eles precisavam ser confiantes e independentes em suas tarefas iniciais, os cães dessa raça mantiveram essas características, que são bastante úteis em suas atividades. Realize passeios e corridas constantes para que ele gaste toda a energia e fique em forma.

O contato com outros animais deve ser evitado. No máximo, deixe ele se aproximar de cães do sexo oposto. Já o contato com crianças é recomendado, pois o Fox Terrier de Pelo Duro adora se divertir com crianças.

Por estar sempre atento, esse animal costuma latir a qualquer sinal diferente, o que pode gerar transtorno com seus vizinhos. Outro problema de comportamento está ligado à tendência a cavar buracos em jardins e quintais.

Dicas e cuidados com a raça Fox Terrier de Pelo Duro

Essa é uma das raças mais tranquilas em relação à saúde, pois as suas características rústicas contribuem para que doenças não apareçam com facilidade. Por isso, basta vaciná-los, aplicar vermífugos e manter uma alimentação saudável para que ele tenha uma qualidade de vida excelente.

Fotos da raça Fox Terrier de Pelo Duro

Vídeos da raça Fox Terrier de Pelo Duro

Você também vai gostar...

4 comentários em “Raça Fox Terrier de Pelo Duro – Características da raça, fotos e vídeos”

  1. tenho uma femea, cadela essa que está comigo a 5meses, foi rejeitada pela pessoa que comprou pra presentear o marido e o mesmo não a quiz. foi doada mais de 8 vezes e ninguem queria. eu como amo muito animais, fiquei com ela e aos poucos tentando adestra´-la da maneira que vejo na tv. so que de uns tempos pra ca, começou a bater e avançar no meu outro cão, que é velhinho, peguei na rua e ja tenho comigo a 10 anos.
    ela tem so 11 meses, e vou castra-la mes que vem. mas tb ja estou pensando em doa-la, por ela estar maltratando o meu cão. 0 que devo fazer. ela ja está ficando mais amorosa comigo, ja está se chegando mais, antes era desconfiada..
    podem me dar uma força, no que devo fazer? 0brigado

    Responder
    • Para este cão é preciso educá-lo com rigor, pelo que percebi ela não foi educada desde pequena. o que deves fazer e aconselho plenamente é que fales com alguém que já tenha experiência de alguns anos com cães para te dar uma ajuda.

      ou então fala com um especialista.

      se doares a cadela é melhor doares a alguém que já tenha alguns anos de experiência com cães.

      Responder

Deixe um comentário