Também conhecido como Tuareg Sloughi, o Azawakh é um cão de origem africana, especificamente na região de fronteira de Mali. Essa raça era criada por nômades que viajavam pelo deserto do Saara e do Sahel, garantindo a esses cães outras nominações, como Galgo Tuaregue e Galgo Sul Saariano.
A raça era usada pelos povos da região como cão de guarda, além de servir para a caça de gazelas. Os cães eram montados nos cavalos e só eram soltos quando avistavam gazelas. Como o Azawakh é um exímio corredor, eles não tinham dificuldades para alcançar as presas, mordendo suas patas até que elas caíssem no chão.
Bastante independentes, esses cães sempre foram resistentes, mesmo com uma aparência frágil, tanto que conseguiam correr atrás de gazelas por aproximadamente seis horas ininterruptas sob o sol do deserto. Até hoje essa forma de caça é praticada entre alguns povos da região, que aproveitam também a facilidade que a raça tem para saltar e capturar pássaros em pleno voo, além da habilidade para proteger acampamentos e rebanhos ameaçados por chacais, hienas e cães selvagens.
Essa raça era difícil de ser acessada por outros povos porque os nômades africanos consideravam uma ofensa quando alguém tentava comprar um exemplar. Apesar de ter uma origem antiga, o Azawakh só foi levado para a Europa na década de 1970, quando um embaixador da Iugoslávia ganhou de presente uma fêmea como recompensa por ter ajudado na caça de um elefante que estava atacando acampamentos nômades.
Características – Padrões da Raça Azawakh
O Azawakh é um cão de ossatura e musculatura que saltam aos olhos, principalmente devido à espessura fina da pele. O tronco possui um aspecto retangular, com o lado maior na vertical. Sua cabeça é longa, magra e estreita, com olhos grandes e amendoados. Já o focinho é longo, reto e fino em direção da ponta.
As bochechas são achatadas, a mandíbula é longa e forte, com mordeduraem tesoura. Porsua vez, as orelhas são finas e inseridas altas na cabeça, largas na base, caídas e planas. Quando o Azawakh está em estado de alerta, a base de suas orelhas se eleva.
O pescoço é longo, fino, musculado e levemente arqueado. A cauda tem inserção baixa, é longa, fina e revestida com pelos semelhantes ao do tronco, com um pincel branco na ponta da cauda. No geral, a pelagem é curta, com fios finos e assentados. A coloração mais comum é fulva, com manchas nas extremidades. Também é aceita a tonalidade tigradaem preto. Alémdisso, o peito possui uma mancha branca e a cabeça pode ter uma máscara preta.
Nos machos, a altura na cernelha oscila entre 64 e74 cm, com um peso de20 a25 kg. Já nas fêmeas, a altura varia de60 a70 cme o peso pode ser de15 a20 kg.
Temperamento da raça Azawakh
Os cães dessa raça são muito independentes e possuem personalidade forte, tanto que há quem diga que é o Azawakh quem escolhe seu dono e não o contrário, como ocorre com outras raças.
Com uma boa memória e certa timidez, o Azawakh não se aproxima facilmente, mas é gentil com quem ele confia. Dificilmente demonstra agressividade e costuma ser animado e ter energia para dar e vender. Porém, não espere grandes demonstrações de afeto de qualquer exemplar da raça, muito menos obediência, principalmente se o cão já for adulto e sem nenhum tipo de domesticação.
Dicas e cuidados com a raça Azawakh
Essa raça é bastante rústica e resistente, não tendo predisposição para displasia coxo-femural, doença comum em cães de peso similar. Porém, é preciso ter cuidado quando houver necessidade de aplicar anestesias, pois o Azawakh é muito sensível a anestésicos.
Fora isso, lembre-se de manter uma alimentação balanceada e escovar a pelagem regularmente para remover os pelos mortos. Também é recomendável não deixar essa raça em lugares pouco espaçosos, pois o Azawakh gosta de correr livremente.
Fotos da raça Azawakh
Vídeos da raça Azawakh
Sou criador de Italian Greyhound no RGS .
Estou em busca de contato com criadores de AZAWAKH no Brasil
Alguem pode me informar
Aguardo Lorenzoni
Olá Lorenzoni ajudei um Azawakh ontem perdido na minha rua em PoA localizei e devolvi ao dono. Não sei se são criadores. Foi uma polemica no Facebook pois como ele é muito magro e de raça desconhecida as pessoas me criticaram pela devolução achando que era mau trato e ele estava desnutrido e passando fome.