A amizade entre humanos e cachorros é sempre enternecedora. Uma usuária do Tik Tok, @tatyana.jade, postou vídeos que mostram o namorado se desdobrando em cuidados carinhosos com o seu cachorro, um velho retriever do labrador.
Christopher James é um ator canadense que descobriu o significado real da palavra amizade durante uma longa convivência com Simba, o retriever do labrador. Os vídeos também estão presentes na página do tutor no Facebook. O último deles mostra o passeio de despedida, a última caminhada com o melhor amigo.
As postagens
O primeiro vídeo mostrando Christopher e Simba foi postado no Tik Tok há algumas semanas e já foi visualizado por mais de um milhão de internautas, tendo obtido centenas de milhares de curtidas e comentários.
Os usuários aprovaram a atitude do tutor e elogiaram tanto o homem quanto o cachorro. Simba, nos últimos dias, precisou de fisioterapia e apoio para as caminhadas. Christopher improvisou uma tipoia para evitar o esforço excessivo das pernas traseiras. Com isso, o retriever do labrador não precisou renunciar aos passeios na companhia do melhor amigo.
Simba e Christopher podem ser vistos em sua seleção especial de imagens. Eles aparecem passeando, no banho e tosa, na piscina (fazendo hidroterapia), etc.
A amizade
O tutor chegou a instalar uma piscina no imóvel em que a dupla vivia, para facilitar as sessões de fisioterapia. Os cães de grande porte apresentam tendência a desenvolver displasia de quadril, um quadro doloroso e limitante. A doença costuma atingir especialmente os idosos.
Veja também: Cachorros circulam por restaurante e proprietários pedem para que aceitem os peludos
Christopher e Simba conviveram durante mais de dez anos. Os elos entre os amigos se fortaleceram em brincadeiras e corridas. As imagens mostram a dupla brincando na neve, andando em um carrinho de golfe, explorando parques e praças.
Com a idade avançada e a doença, o retriever do labrador não pôde mais exibir a vitalidade e companheirismo que sempre o caracterizaram. Mas Christopher não abandonou o companheiro fiel: se não era possível caminhar, o tutor carregava o peludo para onde ele quisesse ir.
No final da mensagem em que o tutor comunicou a morte de Simba, ele escreveu: “Voa alto, meu precioso Simba. Nós te amamos e você estará para sempre em nossos corações, até nos encontrarmos novamente”.
Novas amizades
Há poucas semanas, depois da morte de Simba, Tatyana e Christopher fizeram uma viagem para a Calábria, na Itália, igualmente registrada nas redes sociais. Eles contam que, certa noite, não conseguiram dormir por causa dos miados incessantes que entravam pela janela.
Na manhã seguinte, explorando as redondezas do hotel em que estavam hospedados, eles encontraram os autores da sinfonia: três gatinhos com poucos dias de vida, com uma infecção severa nos olhos.
O casal não pensou duas vezes: acolheu os filhotes imediatamente. No consultório veterinário, descobriu-se que os gatinhos tinham perdido a visão. Christopher e Tatyana resolveram adotá-los. Eles ainda foram em busca da mãe, mas descobriram que ela vivia com uma família na vizinhança (provavelmente, os filhotes nasceram de uma gravidez indesejada e foram colocados na rua).
Rambo, Rizzo e Rosie – estes são os nomes dos gatos italianos – embarcaram para uma longa viagem de avião, da Itália para o Canadá, na companhia dos pais adotivos. Eles estão se desenvolvendo muito bem. Logo que desembarcaram, Tatyana e Christopher encontraram mais um gato abandonado, que logo se integrou à família.
Muitos tutores, quando precisam enfrentar a separação de seus peludos por causa da morte, passam a afirmar que nunca mais adotaram outro animal de estimação. No nosso entender, no entanto, o gesto de Tatyana e Christopher é uma justa homenagem para Simba.
O retriever do labrador, que tanto amou o seu tutor, também ensinou que é preciso partilhar sempre. O ator canadense não tinha planos de conviver com outros amigos de quatro patas tão rapidamente, mas a ocasião surgiu e o casal não teve dúvidas em receber os bichanos em casa e no coração.
Simba viverá para sempre nos vídeos e nas recordações de Christopher, que pode se consolar pensando que fez o melhor ao seu alcance para atender às necessidades e vontades do retriever do labrador. A vida segue em frente e sempre há alguém esperando por um gesto de solidariedade e amor.