O menino encontrou três cãezinhos abandonados em uma caixa e salvou a vida dos filhotes.
Este é mais um caso de abandono de animais de estimação, que felizmente teve um final feliz – ou, quem sabe, um recomeço feliz. Um menino caminhava pela beira de uma estrada quando notou ruídos e movimentos em uma caixa de papelão. Ao abri-la, deparou-se com três filhotes recém-nascidos.
O caso viralizou em diversas publicações digitais. Algumas afirmam que o menino é mexicano, mas as notas estão escritas em inglês. A caixa de papelão também tem rótulos de itens fabricados nos EUA.
No meio do caminho
O menino seguia pela estrada quando encontrou a caixa de papelão. Felizmente, o protagonista desta história deve ter um bom coração. Ao abrir o caixote, ele encontrou três filhotes choramingando de medo, frio e fome.
Nas abas da caixa de amaciantes de roupas, foram deixadas duas anotações um pouco sinistras: “No time to take care them” (sem tempo para cuidar deles) e “Their mom is dead” (a mãe deles morreu).
Não se sabe o que moveu o menino. Talvez ele tenha se aproximado por curiosidade, já que a caixa de papelão se movia e ruídos estranhos partiam do interior. Seja como for, o herói encontrou três filhotes famintos.
Quem abandonou os cachorrinhos certamente não se preocupou com o bem-estar deles. Na verdade, é muito provável que o autor seja mais um tutor irresponsável, que não castrou a cachorra, deixou-a sair para a rua sem supervisão e, quando nasceu a ninhada indesejada, simplesmente jogou os filhotes fora, como se fossem trastes inúteis.
O resgate
Felizmente para os cãezinhos, o menino que os encontrou não partilha as mesmas opiniões do antigo tutor. Ele seguiu os ruídos, encontrou a caixa, abriu-a e viu que havia três filhotes indefesos, carentes de tudo, talvez próximos à morte.
Os cãezinhos pareciam tristes e desesperados. Naturalmente, eles não conseguiam entender nada do que estava acontecendo: recém-nascidos se orientam pela proximidade da mãe, que cuida da segurança, agasalho e alimentação dos bebês, mas que, por sua vez, também precisa de ajuda para cumprir as funções maternas.
O menino imediatamente recolheu a caixa de papelão, largou o que estava fazendo e levou os filhotes para casa. Ele não sabia o que fazer, mas entendeu que precisava alimentar e abrigar os cãezinhos.
Três filhotes foram levados para casa, onde receberam uma tigela de leite. Este não é um alimento adequado para cães recém-nascidos, mas não havia outras opções disponíveis. O certo é que os bebês encheram as barriguinhas e ficaram mais confortáveis.
O menino, ajudado pela família, alimentou e manteve os três filhotes aquecidos. Os heróis daquele dia certamente ficaram intrigados com a mensagem deixada na caixa: “Sem tempo para cuidar deles”. Como seria possível descartar animais indefesos alegando “falta de tempo”?
Um vídeo que mostra o resgate e o socorro dos três filhotes – dois com pelagem creme e um preto – foi postado no Youtube e já recebeu duas mil visualizações. Alguns internautas comentaram que a ação parece ser falsa, mas a maioria se posicionou a favor do menino.
As imagens realmente parecem montadas, mas isto pode ter ocorrido apenas por ser uma reconstituição do resgate. Mas, mesmo que sejam falsas, elas revelam um problema real, para o qual precisamos encontrar soluções urgentes.
O que fazer quando encontrar um animal abandonado?
Encontrar cães e gatos abandonados na rua é, infelizmente, uma situação relativamente frequente. Muitos tutores “jogam fora” os filhotes indesejados, sem se preocupar com os animais, nem com os desdobramentos.
O abandono de cães e gatos, além de cruel, é também uma questão de saúde pública. Alguns animais podem ser portadores de doenças contagiosas e a maioria está infestada por parasitas – especialmente pulgas, mas também piolhos e carrapatos.
Além disso, eles podem se envolver em brigas e acidentes, inclusive envolvendo humanos, especialmente quando os filhotes se tornam adultos (a maioria morre ainda nas primeiras semanas de vida).
Ao encontrar um filhote, aproxime-se com cuidado, porque não é possível prever a reação. Se possível, acolha o cachorro ou gato, leve-o ao veterinário ou a uma entidade de resgate. Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros, a polícia ou uma ONG de defesa dos animais.
Fotografe os filhotes e publique as imagens nas redes sociais, lembrando-se de informar a localização, para que alguém com disponibilidade para adotá-los ou encaminhá-los possa tomar as providências necessárias.