O Mastim Espanhol é um cão famoso na Espanha, seu país de origem. Mas, ele é raro no mundo. Conheça mais sobre a raça.
O Mastim Espanhol é originado das seguintes regiões na Espanha: Cantábria, Castela e Leão, Estremadura, Zamora e Astúrias. Historicamente, a migração e criação da raça está relacionada com os rebanhos que eram mantidos pelos povos espanhóis mais antigos. O Mastim Espanhol sempre teve o hábito de acompanhar os seus pastores e assim protegia e também guardava os rebanhos dos lobos durante as migrações. A raça é reconhecida pela FCI ( Federação Cynologique Internationale). O Mastim Espanhol é muito famoso na Espanha, mas pouco conhecido em outras partes do mundo.
Características do Mastim Espanhol
A raça Mastim Espanhol tem o porte grande e pode chegar a medir entre 66 a 71 cm. O peso é variável entre 50 a 60 Kg. Ele conta com a pelagem curta, áspera e também espessa. Os pelos podem apresentar diferentes tonalidades como cinza, por exemplo. Nas patas o pelo, geralmente, é mais curto e em regiões como as costas e o dorso ele apresenta mais denso. No rabo, os pelos são mais longos e sedosos.
Os olhos do Mastim Espanhol são pequenos, escuros e as orelhas apresentam-se pontiagudas. O pescoço dos cães desta raça é largo e conta com muito músculo na sua estrutura. O peito também é largo, musculoso, assim como, outros membros. O Mastim Espanhol chama a atenção pela postura elegante e sofisticada. Além disso, a cauda é curta e grossa e ele tem um latido forte.
Temperamento da raça Mastim Espanhol
O Mastim Espanhol é amigo, fiel e muito carinhoso com a família e o dono. Ele é um protetor e está sempre seguindo o dono com muita lealdade, atenção e carinho. Ele é um excelente cão de companhia, que busca sempre proteger o local em que vive. Ele tem uma personalidade muito independente e firme.
Os cães desta raça são extremamente carinhosos com crianças, mas com estranhos tem uma postura mais reservada e atenta. Ele é muito forte, valente e musculoso e também amigo de toda a família.
Saúde do cão Mastim Espanhol
A expectativa média de vida do Mastim Espanhol é de 14 anos. A raça apresenta alguns problemas comuns como displasia da anca, problemas cardíacos e de visão. O pelo deve ser escovado diariamente com escova específica.
O Mastim Espanhol precisa viver em um local amplo e com muito espaço devido ao seu tamanho. Além disso, ele precisa de exercício físico regular, por isso, o dono deve sempre estar passeando com ele no dia a dia.
Fotos do Mastim Espanhol