Um jardineiro sul-africano é o herói do momento, por salvar um cãozinho do afogamento.
Esta história tem uma vítima – o cachorro Scamp – e um herói – o jardineiro Amos Nvodlu. O cenário é a Província de KwaZulu Natal, no oeste da África do Sul. O animal caiu na água, ao tentar atravessar uma ponte, e Amos pôs em risco a própria vida para evitar o afogamento do cãozinho.
Scamp estava seguindo o tutor e tentou alcançá-lo cruzando uma ponte. A província, habitada pelo povo Zulu, é conhecida pelas praias, montanhas e savanas – habitat de grandes animais, como leões, girafas e rinocerontes. Apesar do cenário paradisíaco, o cachorrinho logo se viu em maus lençóis.
O acidente ocorreu na Represa Bell Park, formada nas montanhas Drakensberg, entre os picos Cathkin e Champagne Castle. O local é muito procurado por ecoturistas, ideal para trilhas a pé e de bicicleta, com alguns pontos de escalada. Mas Scamp resolveu passear no local mais perigoso: o ponto em que as águas represadas escoam para o vale.
O salvamento
Amos Nvodlu, um jardineiro de 35 anos, foi testemunha do acidente envolvendo Scamp. O cãozinho caiu na água e foi arrastado pela correnteza, mas conseguiu se apoiar em uma rocha. O jardineiro imediatamente se ofereceu para salvar o animal.
Nvodlu amarrou uma corda em torno da cintura e decidiu entrar na água, que corre forte em direção às planícies costeiras da província. O local do acidente é uma represa e Scamp decidiu explorar as novidades justamente no ponto mais próximo do sangradouro do reservatório de água.
Ele estava tentando acompanhar o tutor, que havia passado para a outra margem. Com alto grau de dificuldade, o trecho pode ser vencido por um homem em pé, mas certamente é fatal para um cachorro.
Nvodlu, que estava aparando a grama da margem, aliou a decisão à ação, prendeu-se a uma corda e enfrentou a correnteza. Amos havia sido alertado por um morador da região, vizinho da casa em que o jardineiro presta serviços.
James Stewart, o vizinho, e a mulher Stella observaram o drama desde o início. Eles estavam junto à cerca e observaram os movimentos do cachorrinho curioso, tentando a todo custo alcançar o tutor.
Foi o próprio Stewart quem ofereceu a corda para Nvodlu, como um equipamento de proteção. O herói do dia enfrentou a água sem refletir por muito tempo, porque Scamp, apoiado em uma rocha e equilibrando-se a muito custo, não resistiria à situação, nem teria como nadar para a margem.
A passagem por onde o tutor de Scamp atravessou se abre para o sangradouro da represa, uma espécie de escorregador que desemboca algumas centenas de metros abaixo. Se o cachorro se soltasse da rocha, a morte seria certa.
Sem hesitar, Nvodlu enfrentou a água gelada e seguiu em direção a Scamp. A vizinha Stella aproveitou para registrar o salvamento com o seu celular. Trata-se de um vídeo de cinco minutos, que se tornou viral nas redes sociais.
Nas imagens, é possível observar que o jardineiro consegue chegar ao ponto em que o cãozinho estava isolado, cheio de pedras escorregadias e pontiagudas. O animal, porém, estava tremendo de frio e de medo.
Bastaram algumas palavras de Amos, no entanto, para Scamp ficar mais tranquilo. De alguma forma, o animal sabia que o desconhecido estava tentando ajudar – e ele realmente estava precisando de muita ajuda naquele momento.
Nvodlu conseguiu pegar o cachorrinho no colo e refez o trajeto de volta à margem. Os riscos eram imensos: além das pedras cortantes, o jardineiro também começou a sentir os efeitos da água gelada, que começava a adormecer as suas pernas.
Ao correspondente do jornal londrino Daily Mail, o casal Stewart contou que ficou com o coração aos pulos enquanto o salvamento ocorria. Stella afirmou que conhece bem a região e diz que bastaria um escorregão para causar a morte do herói e da vítima.
Por fim, Nvodlu entregou o cachorro para James e rapidamente subiu para a margem do lago da represa, que está mais cheio do que o comum em função das fortes chuvas que atingiram a região. A barragem da represa rompeu pela primeira vez em muitos anos.
O tutor de Scamp é um passeador de cães que costuma caminhar com os animais no entorno da represa. No momento de atravessar o sangradouro, ele estava com quatro cachorros e decidiu transportá-los no colo. Mas Scamp não quis esperar a vez.
Milhares de internautas acessaram o vídeo feito por Stella. Surgiram muitos comentários sobre a bravura e o desprendimento de Nvodlu, um herói que aceitou arriscar a própria vida para salvar Scamp e, depois do resgate, ainda minimizou o ato de coragem para os repórteres.
Agora, está sendo realizada uma campanha para que o jardineiro receba um prêmio da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA), entidade internacional que zela pelos direitos dos animais.