47) Lassie foi a primeira estrela canina
Durante 11 anos consecutivos, uma cadela sempre à procura da família perdida conquistou os corações de milhares de fãs. O seriado é um dos mais icônicos da TV americana e fez sucesso no mundo inteiro.
Assim como Rin-Tin-Tin, outro astro de quatro patas, Lassie foi interpretada por vários cães. O que manteve o papel por mais tempo (sete anos) foi Pal, um collie macho. A personagem surgiu na literatura, em “Lassie Come Home”, do inglês Eric Knight.
Nas telas, a cachorra surgiu primeiro no cinema, em 1943. No Brasil, o filme recebeu o nome de “A Força do Coração”. Ao lado da collie, uma atriz estreante atuou como coadjuvante: nada menos que a lendária Elizabeth Taylor. Na sequência, em “O Mundo de Lassie”, a cachorra contracenou com Janet Leigh (a protagonista de “E o Vento Levou”).
O seriado televisivo estreou em 1954 – com o filho de Pal, Lassie Jr., no papel principal. Produzida pela CBS, a atração mobilizou os fãs americanos durante 17 temporadas consecutivas. No Brasil, o programa “As Aventuras de Lassie” foi transmitido de 1956 a 1974, com diversas reprises.
48) Cachorros conseguem se orientar em meios de transporte
Em 2021, um cachorro ficou famoso nos meios de transporte de Istambul, uma das maiores cidades da Turquia. Boji passou a circular em ônibus, trens e até mesmo balsas – a cidade é dividida pelo estreito de Bósforo, que separa a Ásia da Europa.
Boji aprendeu até mesmo a usar os elevadores do metrô de Istambul. Ele sabe acessar as plataformas de embarque e aparentemente conhece os itinerários, porque sempre desembarca nas mesmas estações. Com um rastreador, os técnicos do metrô descobriram que ele circulava cerca de 30 km por dia.
O cachorro permaneceu por dois meses perambulando pela cidade e encantando os passageiros. Finalmente, ele foi adotado pelo Departamento de Trens de Istambul, tornando-se a mascote oficial do metrô. Na sua conta no Instagram, Boji é seguido por mais de 24 mil internautas.