A pesquisa foi realizada pelo Manhattanville College. Confira por que, segundo o estudo, é mais fácil ser feliz com cães do que com gatos.
O Manhattanville College fica em Purchase (Nova York, EUA). Fundado em 1841, é uma instituição particular que recebe 2.700 alunos em cada ano, interessados em estudos asiáticos, africanos, centro e sul-americanos, história da arte, ciências naturais e outras especialidades.
Recentemente, o MCNY publicou um estudo demonstrando que donos de cães são mais felizes do que as pessoas que convivem com gatos. Foram avaliadas demonstrações de personalidade, emoção e satisfação no dia a dia.
No total, foram entrevistadas (pela internet) 263 pessoas sobre a convivência com caninos e felinos, com idades entre 19 e 68 anos. O nome do estudo é bastante sugestivo: “seu filhote é amoroso?” perguntam os pesquisadores. O subtítulo é o seguinte: “examinando a relação entre bichos de estimação e nível de bem-estar”.
Os resultados obtidos foram apresentados na edição 2016 da convenção de personalidade para a sociedade e a psicologia social, realizado em San Diego (EUA), realizada anualmente, sempre no mês de janeiro.
O assunto está causando polêmica. A pesquisa afirma que os donos de cães não são apenas mais felizes, mas também são mais satisfeitos com a vida do que os que não convivem com uma mascote de qualquer espécie, especialmente entre as pessoas solitárias.
As conclusões sobre a pesquisa
O estudo (apenas quantitativo, que não leva em conta outras intercorrências, como possíveis doenças emocionais ou degenerativas), concluiu que, apesar da maior felicidade dos cinófilos, viver na companhia de um animal de estimação aumenta o nível de emoções positivas e contribui para reduzir a ansiedade e o estresse.
A coordenadora da pesquisa, Katherine Jacobs Bao, titular do Departamento de Psicologia do MCNY mostrou ainda que os donos de cachorros são mais conscientes e significativamente menos neuróticos. O objetivo principal do estudo é evitar que as pessoas adotem animais de estimação, mas acabem se livrando deles depois de um período de convivência, em função dos “efeitos colaterais”.
Bao diz ter iniciado o estudo apenas para avaliar as diferenças no bem estar de quem tem ou não um animal de estimação. Os resultados, no entanto, surpreenderam: os donos de cães se dizem mais felizes, independentemente dos problemas cotidianos. O próximo estudo do MCNY quer avaliar se este nível de felicidade é reduzido depois do primeiro ano de “vida a dois”.
No entanto, outra pesquisa, desta vez da Universidade da Califórnia (também dos EUA), sugere que os donos de gatos são mais ansiosos. O mais provável é que os animais não interfiram nos sentimentos: os que optam por cães seriam pessoas mais extrovertidas, enquanto os proprietários de gatos teriam tendência natural à introspecção e à melancolia.
Outros estudos
O assunto é antigo. Apesar dos protestos dos donos de gatos, um documentário produzido pela emissora inglesa BBC em 2003 apontou que os cachorros amam mais os seus donos. Não se trata de uma simples impressão: os “melhores amigos do homem”, ao avistar seus donos e interagir com eles apresentam um teor maior de oxitocina no sangue, um hormônio ligado ao prazer.
É a mesma reação apresentada por mulheres quando se aproximam dos filhos. O estudo sobre a relação de amor dos pets foi conduzido pelo neurocientista americano Paul Zak, fundador da neuroeconomia, que estuda a contribuição da psicologia, neurociência e economia na tomada de decisões.
Por outro lado, o mesmo programa de TV derrubou um antigo mito: para os portadores de bronquite, a companhia de cães é mais nociva do que a dos felinos. A conclusão é do pediatra Tim Craig, professor da Universidade da Pensilvânia (EUA), líder dos pesquisadores.
Os gatos são responsáveis pela maioria das reações alérgicas (dois terços aproximadamente), mas os cães motivam reações mais poderosas, que prejudicam mais seriamente a qualidade de vida, com irritações prolongadas e severas.
Ainda precisamos aprender muito sobre os nossos pets. Em 2015, um estudo da Universidade de Lausanne (Suíça) e parceria com a Universidade de São Paulo concluiu que os felinos são mais competentes na luta pela sobrevivência.
Os cientistas analisaram dois mil fósseis de carnívoros e concluíram que os gatos quase sempre venceram na disputa por alimento, chegando a provocar a extinção de diversas raças de cachorros. Os estudos ainda não são conclusivos: na dúvida, é melhor ter os dois.
E aí, qual sua opinião?
Rídicula essa comparação !!!! Eu fico indignada quando as pessoas comparam gatos a cachorros !!!! Eles tem características diferentes, não é possível, que as pessoas queiram que os gatos vão até o dono quando ele chega , abanando rabo, etc, etc… É a característica de cada um !!!!! Meus gatos por exemplo, eles sempre estão onde estou, sempre estão na porta de casa quando chego, sempre ficam comigo onde quer que eu esteja. Acho simplesmente rídicula essa comparação !!!Gosto muito do meu cachorro, mas , meus dois gatos são o meu xodó !!!!
Concordo plenamente, os meus também estão sempre comigo, andando atrás onde eu for e quando chego estão na porta esperando!
Eu sou feliz com cães e gatos , uns mais amorosos outros menos . Tenho 3 cachorros e 2 gatos e entre eles uma cachorra e um gato são mais amoroso que os outros. cada bixinho tem sua personalidade. É conviver com eles e prestar atenção.
O estudo é mto bom e conclusivo. Mas quero deixar minha opinião. Spre tive cães em minha casa e dava preferência aos de porte grande. Eles ficavam em casa de minha mãe, pq eu n tinha espaço suficiente prá eles, q eram spre, pelo menos, dois. Um dia apareceu uma gatinha em minha casa. Logo estávamos apaixonados por ela. Ela estava grávida e curtimos mto seus filhotinhos… E a família foi aumentando… gatos de raça, vira-latas, bebezinhos, a maioria encontrados na rua. Hj tenho 13, todos castrados. Mas n sei se concordo c/ o resultado desta pesquisa. Continuo adorando os cães, c/o adoro os gatos, mas acho estes mto interessantes, independentes, amorosos e n nos cobram nada. São mto higiênicos e sossegados. Banho e tosa só para os peludos, no verão. N me dão trabalho… apenas querem as caixas de areia limpas, ração nova e água limpa tb. O cão cobra mais da gente e sofre c/ nossa ausência. Exigem mto cuidado c/ a higiene, pq n são os mais asseados… rsss… Mas, n importa nada. O importante é gostar de cães e gatos e cuidar bem deles. Celeste Paiva.
Eu gosto de todos os animais… por mim, ngm comeria carne, porém eu ainda como… cães e gatos são incríveis. Eu tenho gatos, pois queria um pet, meus pais não queriam mais cães porque sentiram muito a morte de um que tivemos, então arrumei um gatinho que depois descobri ser gatinha… ela ficava com meus pais durante o dia todo, brincando e querendo atenção. Quando eu chegava ela fazia uma festa incrível, colocava as patinhas de ponta no chão e vinha se arrepiando e a espinha erguida pra me encontrar… parecia uma dança kk… ela teve filhotes, e adotamos mais duas gatinhas que alguém havia abandonado, castramos as duas, outras duas apareceram gravidas, e elas e suas proles ficaram… eles me deixam preocupados, ontem mesmo um deles não apareceu para o jantar e não o tinha visto durante a tarde… fiquei feliz quando o vi de manhã… quem ama os animais são felizes, independentes de terem cães ou gatos… e eles gostam da gente, meus gatos ficam felizes ao me ver, uns querem colo… quem não gosta de colo, quer estar perto, encostando na gente… são ciumentos, tem ciumes do note, do pc, do mouse… qlq coisa que chame nossa atenção maior que a eles, é motivo pra eles ronronar e pedir atenção… certamente quem faz esses testes não gostam de gatos e desconhecem um ambiente onde os gatos são amados…