Ele atira a bola, esperando que alguém a pegue e brinque com ele. Este cachorro só quer atenção.
Riley é um golden retriever que adora brincar e não escolhe parceiros de jogos: quando ninguém da família está disposto, ele pega a bola, vai para o jardim e fica atirando o brinquedo pelo muro, na esperança de que algum passante se disponha a pegá-la e devolver para ele. Com isso, Riley faz amizades instantâneas diariamente.
A história de Riley não teve um começo feliz. Quando tinha apenas dez semanas de idade, ele foi deixado em um abrigo para cães em Big Bear Lake (Califórnia, EUA), porque a família não tinha condições de cuidar dele e arcar com as despesas. O golden retriever passou vários meses esperando um novo tutor.
A brincadeira
Hoje, Riley tem cinco anos. Ele adora a nova família e está perfeitamente adaptado à casa que se abriu para abrigá-lo, mas talvez o pique deste golden retriever seja um pouco exagerado. Ele insiste em brincar o tempo todo e, quando não encontra ninguém disponível, vai para o pátio de casa procurar novos parceiros.
Um vídeo com as peripécias de Riley foi postado inicialmente na página We Rate Dogs do Twitter (“nós avaliamos cachorros”, em tradução literal). As imagens viralizaram rapidamente e já foram assistidas por quase dez milhões de internautas. O autor do vídeo é o ator Johnny Berchtold, que é mais um vizinho de Riley.
Em um dos muitos comentários ao vídeo, um internauta deu uma dica que explica o comportamento de Riley: “Vocês já conviveram com um golden retriever? Os nossos braços ficam exaustos e entram em colapso, antes que eles deem uma pequena mostra de que estão começando a ficar um pouquinho cansados”.
Riley não ficou conhecido apenas por causa de um vídeo, que foi retransmitido no mundo inteiro. Ele também tem as próprias páginas nas redes sociais, onde a tutora posta situações engraçadas do dia a dia. O golden retriever é seguido por quatro mil seguidores no Twitter e mais de dez mil no Instagram. Com toda a certeza, Riley é um cachorro muito popular.
A tutora Wendy Walden já se rendeu à vontade permanente de brincadeiras de Riley. Ela deixa uma caixa de brinquedos à disposição no pátio, para o golden retriever poder escolher o que jogar para fora do muro. Também instalou um banquinho, para a espera de um parceiro de jogos ficar mais confortável.
A casa de Riley fica em uma esquina e ele pode observar quem se aproxima por qualquer das duas ruas. Os vizinhos já conhecem as estratégias do cachorro para encontrar amigos e muita gente desvia o trajeto apenas para devolver o brinquedo e fazer um agrado no golden retriever.
Riley conseguiu ficar famoso não apenas nas redes sociais, mas também no mundo real. Na vizinhança, ele é considerado “o melhor cachorro da rua”. O peludo realmente sabe como fazer amigos e influenciar pessoas.
Na verdade, ele também revela outras qualidades, além da disposição para brincar. O cachorro passa um bom tempo à espera de que alguém apareça para jogar com ele, sem demonstrar impaciência nem tédio. E Ripley passa boa parte do seu tempo pendurado no muro.
Os golden retrievers
Realmente, os cães da raça são extremamente atléticos e agitados. A raça é indicada para quem gosta de exercícios físicos – ou, talvez, para quem esteja precisando de um grande incentivo para renunciar ao sedentarismo.
A raça é de origem inglesa, mas está longe de ser um bom exemplo da elegância e sobriedade britânicas. O golden retriever é basicamente um bagunceiro, mas sempre com muita classe. Os cães da raça não são desengonçados nem estabanados.
Muitos utilizados como cães-guia e cães terapeutas, os golden retrievers são dóceis e companheiros, gostam de aprender novos truques e conhecer pessoas e outros animais. Mas o comportamento observado em Riley é relativamente comum: quando eles se apaixonam por uma novidade, é muito difícil que se ocupem com outra coisa.
Isto não significa, no entanto, que o golden retriever seja um cão compulsivo. Ele não é teimoso, nem desobediente. Apenas gosta de se manter em atividade. Caso sejam oferecidas outras opções, ele troca a brincadeira de bom grado. Mas, se precisar se ocupar sozinho, o golden retriever dificilmente fica entediado.