Elas são úteis para ajudar cachorros a subir em móveis. Confira como escolher escadas para cachorro.
Ter uma escada para os cachorros poderem subir no sofá ou na cama não é uma frescura qualquer. A altura de diversas raças caninas fica entre 25 cm e 30 cm: para eles superar um obstáculo de 40 cm ou 50 cm é um verdadeiro desafio.
Para facilitar a vida dos pets e também para evitar acidentes como traumas e quedas, muitos tutores improvisam escadas com caixas e almofadas. Se a solução for estável, segura e cumprir a função, está tudo certo. Mas, se ela aumenta os riscos, é melhor pensar em outra opção.
Não são apenas os acidentes que precisam ser evitados. Os esforços repetitivos também podem provocar lesões no médio prazo. Os cães de pequeno porte, como chihuahuas, pinschers miniatura e lulus da Pomerânia são especialmente suscetíveis a problemas osteoarticulares e as escadas para cachorros ajudam a prevenir esses transtornos.
Os modelos de escadas para cachorros
Existem diversas opções de escadas para cachorros. Trata-se de equipamentos portáteis, que podem ser levados de um ambiente para outro sem grandes esforços. Os tutores precisam apenas certificar-se de que a escada é segura e firme, além de não representar potenciais danos à saúde.
O ideal é escolher produtos com tratamento contra mofo e fungos. A praticidade durante a limpeza também deve ser levada em consideração: as melhores escadas são as que podem ser higienizadas apenas com uma esponja ou pano úmido.
Algumas escadas disponíveis se transformam em rampas, que podem ser usadas tanto para garantir o acesso dos cachorros a camas e sofás, quanto durante algumas sessões de adestramento. Modelos de dois ou três degraus podem ser esticados em uma sala pequena, para garantir a manutenção da boa forma física dos peludos.
Há também escadas com degraus acolchoados, para reduzir ainda mais o esforço físico. Os tutores põem escolher entre estruturas metálicas ou de madeira, que pode ser certificada ou mesmo de demolição, reduzindo o impacto ambiental da aquisição.
Para que serve as escadas para cães?
Além de permitir aos cachorros de pequeno porte o acesso a sofás, poltronas e camas, as escadas também são úteis para o adestramento e, como são facilmente retiradas, funcionam para os peludos entenderem os locais a que podem ter acesso – e os horários em que esses acessos são permitidos.
Por exemplo, a escada pode ser instalada junto a um sofá apenas quando um humano da família está por perto. Os cachorros adoram tirar sonecas ao lado dos tutores, mas os muito pequenos (inclusive alguns filhotes) podem se meter em apuros se não tiverem supervisão para subir e descer.
Alguns modelos são equipados com corrimãos. No caso, eles não são indicados para “correr mãos” – e muito menos patas. Mas, no caso de uma escada fixa, os corrimãos reduzem bastante os riscos de que os cães caiam e se machuquem quando escalarem o móvel para um cochilo rápido.
As escadas também podem ser indicadas para cachorros que estão convalescendo de traumas e doenças, nos casos em que a mobilidade fica comprometida. Por fim, muitos cães idosos, inclusive de grande porte, agradecem pela ajuda.
Grande número de cachorros experimenta limitações na locomoção – isso pode acontecer por volta dos cinco anos, ou até mesmo antes para algumas raças que envelhecem mais rapidamente, como é o caso de dogues alemães e rottweilers.
Alguns degraus estrategicamente posicionados, para franquear o acesso a ambientes que, anos antes, eram alcançados sem grande esforço, melhoram consideravelmente a qualidade de vida dos cachorros.
Os cachorros com peso acima do indicado e também aqueles que sofrem de algumas doenças crônicas também são beneficiados pelas escadas: subir dois ou três degraus é uma atividade física, mas de impacto muito menor do que um salto em altura.
Alguns cachorros precisam de sessões de adestramento para usar as escadas. Eles precisam se sentir seguros nos degraus e, principalmente, entender a função daquele equipamento, muitas vez maior do que eles.
Nos momentos de aconchego, os cães aprendem rápido. Basta encaminhá-los para o local de descanso e indicar a escada. Se necessário, os tutores podem posicioná-los sobre os degraus, tranquilizando-os com palavras de apoio.
No caso dos cachorros mais medrosos, pode-se usar algum petisco para incentivá-los a usar as escadas. Um biscoito costuma vencer qualquer medo, mesmo que seja necessário um pequeno intervalo – alguns segundos em cada degrau – para o peludo experimentar a estabilidade e certificar-se de que é um jeito fácil de chegar até as cobertas e almofadas.
O investimento, no entanto, não é muito barato. Existem escadas para cachorros com preços entre R$ 250 e R$ 400, de acordo com o modelo, os materiais e acabamentos. Elas são vendidas em diversas pet shops, inclusive online.
Antes de adquirir o produto, os tutores devem se certificar de que a escada seja adequada ao ambiente em que será instalada. É importante conferir as dimensões, para que o item não acabe encostado em um canto, ocupando espaço desnecessariamente. Outra questão fundamental é a capacidade suportada: existem escadas para cães de até 15 kg, enquanto outras suportam grandões de até 50 kg.