Um ótimo cão de guarda e de companhia, o Dogo Canário chama a atenção pelo porte e elegância. Saiba mais sobre essa raça!
O Dogo Canário, também, conhecido como Cão de Presa Canário é originado das Ilhas Canárias e o desenvolvimento da raça foi feito com diversos cruzamentos, sendo o principal deles de um cão comum das Ilhas Canárias denominado Perro de Ganado Majoreiro. A raça Dogo Canário desenvolveu-se de forma isolada durante muito tempo na ilha.
Até o momento, o Dogo Canário ainda não foi incluído entre as raças raras pelo American Kennel Club, mas existem criadores espalhados por todo o mundo. No Brasil, a raça chegou ao fim de 2002. Ele é um excelente cão de guarda e companhia.
Características Físicas da raça Dogo Canário
O Dogo Canário tem o porte médio, robusto e elegante, Os machos podem pesar 50 Kg, enquanto as fêmeas pesam, aproximadamente, 40 kg. A altura é variável sendo 60 a 65 cm para os machos e as fêmeas oscilam entre 56 a 61 cm.
O corpo deste cão é bem musculoso com peitoral bem definido, alinhado, além de pernas fortes. A cauda é grossa e a pelagem é curta e áspera. O tom dos pelos pode mudar bastante, como, por exemplo, tons de areia e acinzentado.
Temperamento do Dogo Canário
O Dogo Canário é um excelente cão de guarda, sendo devoto e leal ao dono e a toda a família. Em relação às pessoas estranhas, ele é muito desconfiado e bravo, por isso, o dono deve ter atenção. O temperamento é forte e ele é muito territorialista, mas também tem uma personalidade muito equilibrada e aprende as coisas com facilidade, porque é muito inteligente.
Ele tem um porte nobre, sendo muito protetor e dócil. O Dogo Canário é muito independente, mas obediente ao dono e aos comandos que aprende.
Quando filhote deve ter uma alimentação saudável e bem equilibrada, sobretudo rica em proteína durante o primeiro ano de vida. Exercícios também devem ser feitos, mas de forma moderada e muito regular para não cansar o cão.
Cuidados com a raça
O Dogue Canário tem o porte médio e precisa de lugares espaçosos para gastar energia, por isso, não devem viver em apartamentos. Mesmo tendo pelos curtos, eles precisam de escovação regular, para quem fiquem limpos.
Os principais problemas de saúde desta raça são relacionados à articulação, principalmente, displasia canina e problemas de pele. Portanto, o dono deve sempre leva-lo ao veterinário para fazer exames de rotina e prevenir qualquer tipo de problema que o cão possa ter.
eu gosto muito de caes de raça sou muito ligado
mais e que nao tem como comprar que ria um pra mim
Se nao tem como comprar ,adote um ! Tem cães maravilhosos precisando de um dono…Mas antes de adotar ,pense bem ,pois se não tem dinheiro para comprar,talvez não tenha dinheiro para cuidar, pois são dispendiosos e as vezes para trata-los , acaba gastando mais do que ele custa.