Alguns cachorros agem sem o menor controle quando são levados para passear. Porém, isso pode ser resolvido a partir de treinos regulares para que os cães se comportem quando estiverem caminhando com seus donos na rua.
Os treinos podem ser feitos dentro de casa e funcionam melhor quando o cachorro é filhote. Comece a caminhar com o animal preso a uma guia, podendo incentivá-lo com petiscos que podem ser dados quando ele acertar os comandos. Esses petiscos devem ficar na sua mão para que o cão seja estimulado a segui-la.
Ande apenas em linha reta no começo do treino e não recompense o cachorro quando ele morder a guia ou tentar caminhar para outra direção. Caso ele tente puxar a guia, pare imediatamente e recomece o trajeto.
Certifique-se de que a guia esteja frouxa, para não deixar o animal desconfortável. Além disso, jamais puxe ou arraste o cachorro, pois esse tipo de atitude apenas contribuirá para que o cão desenvolva uma associação negativa em relação à guia, comprometendo os passeios.
Depois que seu bicho de estimação estiver acompanhando em linha reta, crie alguns caminhos dentro da própria casa, como andar ao lado do sofá, dar a volta na mesa, parar diante da porta, e outros percursos.
Também é importante que o cachorro aprenda a não sair correndo ao avistar algo que ele goste. Por isso, espalhe pelos caminhos alguns petiscos e brinquedos, parando sempre que o cão ameaçar correr até esses itens.
As sessões devem durar no máximo 15 minutos e sempre termine com um acerto. Depois de alguns dias, teste o seu cão nas ruas perto de casa, para ver se ele vai obedecer aos comandos e não sairá correndo ao visualizar postes, pessoas e outros cães.