As orelhas são regiões sensíveis e os cães se sentem incomodados quando são limpas. Confira algumas dicas para ajudar!
Que tal aprender por meio de um passo a passo simples como limpar as orelhas do seu cão? Se ele está com o hábito de balançar muito a cabeça, a orelha está com odores fortes ou a região está com muitas feridas são sinais que o local precisa de uma limpeza. Confira algumas dicas relacionadas ao assunto!
Inicialmente, faça uma análise preliminar da orelha do seu melhor amigo, e se você notar que ela está com muita sujeira, machucada, cheiro forte, leve o seu cachorro ao veterinário, para que ele possa te fornecer as orientações corretas. Este artigo é só um passo a passo de como deixar as orelhas do seu melhor amigo limpas.
Materiais
– Loção de limpeza de ouvidos caninos
– Algodão
O passo a passo é bem simples. Quer ver?
Pegue a loção específica e a aplique dentro da orelha do seu melhor amigo.
Faça uma pequena e breve massagem na região, para espalhar o produto e também amolecer um pouco a sujeira que fica na região.
Com o algodão, faça uma pequena bolinha e depois comece a retirar as sujeiras que estão presentes nas orelhas. Lembre-se de que quando os algodões ficarem sujos, você deve trocá-los. Permaneça fazendo a limpeza até que não tenha mais sujeira nas orelhas do seu melhor amigo ou também não tenha mais o líquido da limpeza.
Você deve repetir este passo a passo para cada orelha. Limpe cada uma de forma separada.
Depois que terminar de fazer a limpeza, que tal dar uma recompensa para o seu melhor amigo? Aproveite para dar a ele aquele biscoito ou guloseima que ele ama, ou até mesmo a sua comida favorita.
Além disso, esteja preparado porque o seu cachorro pode ter diferentes tipos de reações durante a limpeza da orelha. O local é muito sensível e no geral os cães se sentem muito incomodados quando são tocadas. Se você achar melhor, peça ajuda de alguém quando for fazer a limpeza das orelhas.
Durante a limpeza, não use objetos pontiagudos, porque machucam. Desta forma, utilize, apenas, o algodão, que é macio e você não corre o risco de machucar o seu melhor amigo.
Outra dica, é que você não deve usar água dentro do canal auditivo do seu cachorro. O acúmulo pode favorecer a formação de bactérias e fungos.
Gostou das dicas de como limpar as orelhas do seu melhor amigo? Comente para a gente aqui no blog!