Este é um dos truques mais apreciados: veja como ensinar o cachorro a rolar no chão.
É difícil resistir ao charme e elegância de um cachorro inteligente. A inteligência canina não se limita ao aprendizado de truques (que quase nunca são úteis para os peludos), mas atrai a atenção de todos à volta. Ensinar o cachorro a rolar no chão é fácil e sempre muito bem recebido pelos assistentes.
Mas, se o truque não é útil para os cães, o processo de aprendizado é fundamental. Aprendendo a fazer coisas para nos agradar – como é o caso de rolar no chão – os cães também desenvolvem a capacidade cognitiva.
Além disso, durante o adestramento, eles passam um tempo extra com os tutores – esta é a melhor parte para os cachorros, que adoram ficar com os seus humanos, seja aprendendo, seja explorando, seja não fazendo nada, apenas curtindo o momento.
O material necessário
Para ensinar o cachorro a rolar no chão, basta providenciar alguns prêmios, que devem ser escolhidos entre as preferências dos peludos. É possível ensinar qualquer coisa com brinquedos ou mesmo sem nenhum atrativo especial, mas, para os cães, os prediletos são os petiscos.
Além das recompensas, o tutor/ adestrador também precisa dispor de boas doses de paciência, persistência e dedicação. Mesmo que o movimento de deitar-se e rolar no chão pareça muito simples para nós, é sempre uma novidade para os peludos.
Os pré-requisitos
Qualquer cachorro pode aprender a rolar no chão, mesmo sem nenhum adestramento prévio. Trata-se de um ato instintivo – a maioria faz isso para coçar as costas, especialmente os locais que as patas não conseguem atingir.
Mas, exatamente por ser um comportamento instintivo, ele deve ser estimulado apenas depois que o cachorro assimilar as regras da casa e os comandos básicos, como “vem”, “fica”, “sobe”, “desce”, etc. Do contrário, eles podem resolver agir apenas para satisfazer as vontades e necessidades – e isto pode prejudicar qualquer aprendizado.
O passo a passo para ensinar o cachorro a rolar no chão
Além de engraçado e útil, rolar no chão, entre outros truques e habilidades, é um aprendizado que estimula a inteligência canina e contribui para manter os cachorros equilibrados, atentos e organizados na “matilha doméstica”: o ambiente familiar.
Para ensinar o cachorro a rolar no chão, ele precisa apenas saber previamente a deitar-se, o que pode ser ensinado logo nas primeiras noites na casa nova, no momento do repouso noturno. Neste caso, basta levá-lo até a caminha (às vezes, a cama do próprio tutor) e repetir o comando “deita” algumas vezes, sem necessidade de prêmios nem outros incentivos.
1) Verifique se o cachorro já entende o comando “deita”. Se ele não obedecer, é preciso mostrar como se faz. A posição correta é com a barriga para baixo, patas dianteiras esticadas à frente do corpo e cabeça ereta.
2) Se ele quiser se levantar, insista no comando. Se o cachorro já aprendeu outros truques, o tutor pode mostrar a recompensa: ele fará a associação entre a obediência e o prêmio rapidamente.
3) Uma vez que ele esteja deitado, mostre o petisco e enuncie o comando “rola”. Deixe-o ver o petisco e mantenha o prêmio acima da cabeça do cachorro, aproximando-o e afastando-o do focinho. Se ele tentar se levantar, esconda o petisco e recomece a etapa.
4) O petisco só deve ser oferecido se o cachorro executar o comando “rola”.
5) O treinamento pode ser repetido várias vezes no mesmo dia, quase nunca exigindo pausas para descanso. É difícil encontrar um cachorro que se canse com o exercício, que, para ele, é apenas mais uma brincadeira.
6) Deitar e rolar é um truque que pode ser ensinado em apenas uma sessão. Para o cachorro fixar o aprendizado, basta dar os comandos algumas vezes por dia, sem necessidade de oferecer petiscos, mas sempre elogiando e dando carinho.
7) Uma vez que os comandos “deita” e “rola” tenham sido assimilados, o tutor pode fazer o cachorro alternar os lados. Basta mover o petisco para a direita e a esquerda, dizendo “para cá” e “para lá”.
Observações
Para o treino de rolar no chão propriamente dito, é importante que o cachorro não tenha nenhuma roupa ou equipamento (como a coleira), para evitar que ele fique preso ao chão – mesmo por apenas alguns segundos, a situação é aflitiva e não contribui em nada para o aprendizado.
O primeiro passo do treinamento é certificar-se de que o cachorro sabe o significado do comando “deita”. Mesmo que ele se deite várias vezes por dia, pode ocorrer de a palavra não ser usada e, desta forma, não tem nenhum significado para ele.
Direita e esquerda são conceitos que não fazem nenhum sentido para os cachorros. Para que eles aprendam a alternar as direções em que rolam o corpo no chão, basta dizer para lá e para cá, inicialmente levando o petisco para os lados, que depois pode ser substituído pela mão e, finalmente, apenas pela ordem verbal.
Todos os comandos precisam ser enunciados de forma clara, preferencialmente usando sempre o mesmo tom. Não é preciso elevar a voz, mas ela deve ser segura e firme.
Além de ser fofo e engraçado, o treinamento é importante para que o cachorro desenvolva atividades físicas. Quando ele é estimulado a deitar-se e rolar no chão várias vezes por dia, ele está, na verdade, fazendo ginástica – e isto fortalece todo o organismo canino.
Os exercícios também ampliam a compreensão do cachorro a respeito da linguagem humana: ele passa a entender melhor os tutores, que, por outro lado, também aprendem diversas estratégias eficazes de comunicação com o pet.
Qualquer treinamento também é importante para manter o equilíbrio do cachorro. Ao atender às ordens e comandos, ele está reconhecendo a autoridade do tutor. Com a submissão, ele se sente bem, inserido no núcleo familiar e muito feliz.