Neste período, os cães podem apresentar problemas respiratórios ou conjuntivite. veja algumas dicas de cuidados!
O clima seco pode trazer muitos problemas para a saúde do seu cão, por isso, é importante saber como cuidar do seu melhor amigo durante este período. Durante o tempo frio e seco, por exemplo, os cães podem sofrer em silêncio, portanto, os donos precisam ficar atentos e proteger o seu cachorro.
Problemas que o tempo seco pode trazer.
Durante o calor, os cães tendem a mudar seus hábitos. É comum que eles procurem ficar em locais frescos, arejados, e próximo a sombra.
Além disso, os cães neste período gostam de ficar mais quietos, sossegados e beber muita água. Durante o calor e quando o clima esta mais seco, é comum que os cachorros desenvolvam problemas respiratórios ou conjuntivite.
Conjuntivite nos cães
Devido ao clima seco, os olhos dos cães tendem a ficar irritado e eles tentam aliviar coçando a região, o que pode ocasionar infecção. Se não for tratada da maneira adequada, pode acabar gerando a conjuntivite. Cães que têm o focinho mais curto, são mais propensos a desenvolver a conjuntivite. Os donos precisam ficar atentos, e se notar qualquer sinal é preciso levar o cachorro ao veterinário.
Problemas respiratórios
Os cachorros que têm nariz achatado podem apresentar dificuldades para respirar. Além disso, cães que possuem uma predisposição a problemas respiratórios e filhotes tendem a terem um aumento na secreção nasal e podem desenvolver gripe canina, que também é conhecida como tosse dos canis.
Dicas para lidar com o tempo seco e proteger o seu melhor amigo!
– Passeie com o seu cachorro no início da manhã e no fim do dia. Evite horários entre 11h às 16h, quando o sol esta mais forte.
– Carregue água para o seu melhor amigo durante a caminhada. Ele sente sede, assim como, você. Quando o tempo estiver seco, diminua as atividades físicas.
– A tosa pode ser indicada neste período, porque com menos pelo, o cão vai sentir menos calor.
– Hidrate o pelo do seu cão com produtos específicos durante este período.
– Troque a água do seu cachorro várias vezes ao dia. Mantenha-a limpa e fresca.
– O cachorro deve procurar dormir em um local agradável, confortável e aconchegante. Além disso, procure deixar toalhas molhadas perto do lugar de dormir. Devido a evaporação gradativa da água, o ar tende a ficar mais úmido.
– Se o seu melhor amigo tem problema respiratório, leve-o ao veterinário.
– Sabia que o seu cachorro pode adorar brincar com cubos de gelo? Assim, além de hidratar, ele vai se divertir.