07. Falta de liderança
As alcateias são grupos extremamente organizados e hierarquizados. Apesar de exercerem diversas funções, cada membro sabe o que deve fazer a cada momento, para garantir a segurança, o bem-estar, o êxito na caça, etc.
Nesses grupos – e nas matilhas que os sucederam entre os cachorros – existe sempre a figura do “alfa”, o líder do grupo. Ele não chega a ser um chefe inconteste, mas é alguém com experiência para avaliar as situações e decidir a melhor resposta.
Por isso, todos os membros seguem o alfa da matilha, que é observado e imitado. Uma boa estratégia de sobrevivência é ficar sempre o mais perto possível do líder – em teoria, ele está em uma posição muito mais segura.
Em casa, os cachorros transferem as funções do alfa para o tutor (quando a família é composta por vários membros, eles elegem um líder, mas tendem a entender que estão abaixo dos outros humanos na hierarquia).
O alfa é o provedor. É ele quem traz comida e abrigo, quem decide as regras de convivência, quem distribui as tarefas entre os membros. É assim que o cachorro vê o tutor, por quem sente uma admiração que se aproxima da idolatria.
Isso tudo, se o tutor for realmente um líder. Quando o cachorro não identifica as características de liderança no tutor, ele se sente frustrado e pode tentar assumir o lugar. Um tutor que não se impõe, que não dita normas e que não organiza o espaço não merece o título de alfa, na mentalidade dos peludos.