Cães idosos podem apresentar sinais de demência que passam despercebidos dos donos.
Assim como os humanos, cães mais velhos podem sofrer de demência. A síndrome de disfunção cognitiva tem feito os pesquisadores irem mais longe no assunto. Esta doença afeta 28% dos cães na faixa dos 11 aos 12 anos e 68% na faixa dos 15 aos 16. Como o índice é bem elevado, para os donos é importante que os sinais sejam reconhecidos logo para que o tratamento comece com brevidade. O alívio dos sintomas atenua o sofrimento dos bichinhos.
ESQUECIMENTO
Este é um sinal bem significativo. O cão caminha pela casa sem rumo, entra em um cômodo, fica um determinado tempo e sai sem saber o que foi fazer lá. A impressão é que ele não consegue reconhecer o lugar, olhando para o nada ou para as paredes. Os cães podem esquecer onde é o seu banheiro, por exemplo. Nestes casos, as necessidades são feitas em qualquer lugar. Preste atenção se o cão tem entrado em portas erradas e se mostre perdido depois disso. Esquecer onde fica o local de saída é comum.
NÃO TEM CONDIÇÕES DE RECONHECER AS PESSOAS DA FAMÍLIA
Caso o cão não responda ao seu chamado, leve ao veterinário sem demora. Pode ser surdez, mas também há a possibilidade de ele não estar reconhecendo o dono ou ter perdido o interesse em dar atenção. Um sinal importante é a falta de satisfação ao cumprimentar alguém da sua convivência diária.
MUITO SONO DURANTE O DIA
Cães com sinais de demência costumam prolongar o sono de forma demasiada durante o dia. É comum eles trocarem o dia pela noite. A vontade de brincar, correr e pedir atenção diminui bastante.
PERDEM A VONTADE DE PASSEAR
Cães com a doença perdem a vontade de sair para a rua. Isto deixa de ser emocionante para eles. O que foi ensinado para eles como se portar dentro de casa é esquecido e eles se tornam bem desastrados. Acidentes dentro de casa se tornam mais comuns. E perigosos.
Se você tem um cão idoso em casa, não deixe de prestar atenção nos sinais descritos acima. Ao perceber qualquer mudança de comportamento, leve-o imediatamente ao veterinário.
SOU PROTETORA INDEPENDENTE DE CÃES DE RUA. ALGUMAS MÃEZINHAS DERAM SUAS CRIAS DENTRO DA MINHA CASA. COM O PASSAR DO TEMPO VIERAM A FALECER ANTES MESMO DA IDADE.
HOJE TENHO 12 CÃES EM MINHA COMPANHIA. DE QUATRO IRMÃOS, ESTÃO SEPARADOS DOIS A DOIS POIS BRIGAM. E O PIOR QUE SÃO FÊMEAS. O QUE DEVE FAZER PARA AMANSA-LAS?