Tudo é novidade para os cachorrinhos, mas como diminuir um pouco a ansiedade? Veja dicas!
Os filhotes de cães podem ser ansiosos, uma vez que estão descobrindo um mundo totalmente novo. A ansiedade não acomete apenas os filhotes, ou seja, cães adultos também tender a ter este sentimento, principalmente, quando estão lidando com situações que podem gerar algum tipo de estresse como uma mudança, mudam para uma nova residência, precisam ficar hospedado em hotelzinho, para o dono viajar, entre outras situações. Como diminuir este sentimento?
Como saber que o filhote esta ansioso?
Entre alguns indícios de ansiedade destacam-se o choro ou latido excessivo, presença de suor nas patas, fezes moles, o cachorrinho fica muito inquieto e esta sempre se movimentando de um lado para outro, além disso, ele costuma babar ou raspar a porta, até que as patinhas fiquem feridas. Portanto, se o cachorrinho estiver apresentando alguns destes sintomas, ele pode estar ansioso.
O que fazer para lidar com a ansiedade?
Para ajudar a reduzir o nível de estresse e ansiedade do seu melhor amigo você pode correr com ele, para gastar energia. Desta forma, que tal levar o cachorrinho para passear em um parque, praça ou qualquer outro local que tenha muito espaço para ele brincar? ( Só passeie com o seu cachorro após ele ter tomado todas as doses de vacina). O exercício físico ajuda a lidar com a ansiedade e também o seu cachorro vai se divertir muito com você. Caso não dê para passear com ele, você pode brincar na sua casa mesmo. O importante é que ele se divirta!
Seu cachorro fica muito tempo sozinho? Isso pode gerar sentimentos de ansiedade nele, por isso, quando ele estiver só, deixe algum tipo de diversão: um brinquedo, por exemplo. Outra dica é deixar alguma roupa, para que ele possa sentir o cheiro do dono.
O seu melhor amigo precisa ficar em um local confortável e que se sinta bem. Desta forma, mantenha sempre uma caminha aconchegante, vasilha com água limpa e fresca e o pote de ração. Coloque uma roupa sua na caminha dele ou mesmo um cobertor. Os cachorrinhos precisam se sentir bem e seguros em seu lar. Desta forma, a ansiedade tende a diminuir e eles terão uma vida melhor e mais saudável.
Porém, se notar que a ansiedade do seu melhor amigo não esta diminuindo, leve-o ao veterinário, para que ele possa te orientar e indicar o que fazer nesta situação.
Gostou das dicas? O seu melhor amigo é muito ansioso? Conte para a gente!