Sem saber que o tutor se foi para sempre, este cachorro continua esperando ao lado do leito.
Uma imagem comovente atraiu a atenção de milhares de amantes de animais. A foto mostra um cachorro de porte grande ao lado de um leito hospitalar, esperando o tutor aparecer. O peludo não sabe, mas o homem não resistiu, não poderá voltar para a sua companhia.
Moose é um cachorro preto de três anos em raça definida, mestiço de retriever do Labrador. A imagem do animal ao lado da cama vazia foi postada nas redes sociais pela North Star Pet Rescue, organização de apoio a animais abandonados.
A história de Moose
Moose vivia com o tutor em Nova Jersey (nordeste dos EUA). Quando o melhor amigo precisou ser internado, o cachorro acompanhou-o ao hospital e não arredou pé: ele ficava junto à recepção, aflito pela falta de notícias.
Mas Moose mostrou que não é de desistir tão facilmente das coisas. Os dias avançaram, mas o cachorro permaneceu junto à entrada do hospital, atento a todos os que entravam e saíam do prédio, em busca de alguma notícia sobre o tutor.
O homem, no entanto, não resistiu. Depois dos trâmites para liberação do corpo, a equipe do hospital resolveu levar Moose até o quarto – ele já tinha sido autorizado a visitar o tutor algumas vezes e estava familiarizado com o ambiente.
O cachorro parece não ter entendido o que estava acontecendo. Quando entrou no quarto, ele não encontrou o tutor. O leito hospitalar estava vazio. Moose farejou o local, em busca de alguma pista que pudesse colocá-lo ao alcance do tutor.
O resgate
A dedicação e o esforço do peludo foram em vão. Naturalmente, o tutor não apareceu e o cachorro não sabia o que fazer. A equipe resolveu chamar uma equipe de resgate do North Star, também sediado em Nova Jersey.
Os voluntários da ONG surpreenderam Moose parado no quarto, perdido em pensamentos, tentando entender o que estava acontecendo. O cachorro sabia apenas que o tutor tinha desaparecido. Ele estava triste e aflito.
Os resgatistas fotografaram o cachorro sozinho no quarto de hospital, observando atentamente o leito vazio e demonstrando pouco interesse em interagir com desconhecidos. Moose foi levado para o abrigo Eleventh Hour (Décima Primeira Hora, em inglês), em Randolph (Nova Jersey).
A equipe do canil teve a excelente ideia de publicar a imagem de Moose, na esperança de encontrar um novo lar para o cachorro. A cena comovente do cachorro imóvel ao lado do leito hospitalar vazio cativou os internautas.
Na postagem, a fotografia foi legendada com a seguinte frase: “Moose colocou-se pacientemente ao lado da cama de hospital do seu pai, esperando que ele voltasse, sem saber que ‘papai’ havia falecido”.
A adoção
Nos posts seguintes, os voluntários afirmaram que Moose estava sentindo bastante a ausência do tutor. Eles pediram ajuda para encontrar um novo lar para o cachorro que, sem dúvida, é muito leal e dedicado, um animal de estimação perfeito para qualquer tutor amoroso e responsável:
“Moose é um menino doce e feliz por natureza. Ele só precisa de pessoas para ajudá-lo a curar o seu coração”. A história de Moose foi seguida por dezenas milhares de usuários das redes sociais e em pouco tempo diversas pessoas se prontificaram a receber o peludo em casa.
A North Star e a Eleventh Hour publicaram um perfil completo de Moose. O cachorro foi descrito como muito amoroso e já treinado – ele obedece aos comandos básicos. É neutro em relação a outros cães e encara gatos e aves como presas, mas ama os humanos e faz de tudo para vê-los felizes.
As duas ONGs de defesa dos direitos dos animais ofereceram um formulário online para os interessados em adotar Moose. Em apenas uma semana, 120 pessoas haviam preenchido o questionário, oferecendo-se como tutores.
Depois de realizada a seleção, uma família de Nova York (distante 50 km de Randolph) foi escolhida para receber Moose. O cachorro passou por exames médicos, teve a caderneta de vacinação atualizada e seguiu com os novos pais, para dar início a um novo capítulo.
Moose é mais um exemplo do devotamento canino. Os cachorros são realmente os melhores amigos dos humanos. Histórias de peludos acompanhando tutores em hospitais são bastante comuns: eles realmente se preocupam com a família e querem o melhor para todos.
A melhor parte desta história é que Moose encontrou uma nova família, superou o luto pela morte do antigo tutor e está vivendo novas aventuras. Todos os cachorros merecem viver felizes. Basta satisfazer algumas necessidades e, em troca, eles preenchem a nossa vida com lealdade, amizade, companheirismo e muita cumplicidade.