Ele encomendou um bolo de 100 kg. Mais de 4.000 pessoas se reuniram para o aniversário do cachorro.
Uma festa de aniversário em grande estilo foi realizada em Karnataka, na Índia. O morador Shivappa Yelappa Maradi fez questão de mostrar a todos o amor que sente pelo cachorro. Para a celebração, ele convidou mais de quatro mil pessoas.
Os cachorros são realmente importantes para os tutores. Muitos peludos se tornam o centro das atenções de muitas vidas. Mesmo assim, eles não compreendem as festas e não fazem ideia do que seja um aniversário. O indiano recebeu muitas críticas e alguns elogios, mas comemorou a data de uma maneira inesquecível.
Parabéns para você
A comemoração aconteceu em Belagavi, uma grande cidade no Estado de Karnataka, no sudoeste da Índia. O tutor realmente queria marcar o aniversário e, para isso, organizou uma festa suntuosa. O bolo, confeccionado especialmente para o evento, pesava 100 kg.
A festa foi fotografada e filmada, como convém a qualquer ato social relevante. No momento de cantar “Parabéns para Você”, Krish – este é o nome do cachorro – pode ser visto ao lado de Maradi, em frente ao bolo e a uma multidão imensa, caracterizado com um belo chapéu de aniversário roxo.
Logo em seguida, os convidados de Maradi são filmados comendo o bolo especial e servindo alguns bocados para o cachorro. Não era uma receita especial e Krish acabou se entupindo de açúcar durante a festa.
Depois do bolo, Krish foi levado pelo tutor em uma espécie de procissão, com direito aos acordes de uma banda musical, pelos jardins da propriedade. A festa ocorreu no início do verão indiano, em um dia repleto de Sol e muita umidade, mas todos os convidados seguiram o protocolo e continuaram celebrando o aniversário.
A repercussão
A festa de aniversário de Krish atraiu a atenção da imprensa local, mas foi principalmente através das redes sociais que o evento se tornou conhecido. Milhões de internautas, das mais diversas partes do mundo, acessaram os vídeos da celebração.
Apesar de algumas pessoas terem considerado que a festa foi um gesto amável e doce para expressar a amizade entre Maradi e Krish, a maioria das reações foi negativa. Um internauta reagiu a um dos muitos posts, comentando:
“Ele [o cachorro] não parece feliz nem entusiasmado entre tantas pessoas e a maneira como foi homenageado. Esta festa não foi para o cachorro, mas para realçar a imagem do tutor.”
Nas imagens, o cachorro não parece realmente estar feliz. Ele provavelmente estava apavorado com tantos rostos desconhecidos – e estas pessoas com certeza estavam mais interessadas nos doces e no bolo do que no bem-estar do aniversariante.
Além do evidente desconforto, Krish comeu muito bolo – e não deveria ter comido nem um pedaço sequer. Além do açúcar em excesso, que pode prejudicar os dentes e contribuir para o sobrepeso, a iguaria deve ter sido feita com laticínios e chocolate, que são totalmente contraindicados para os cachorros (e para outros animais de estimação também).
Além de comer o que não deveria, Krish está com muito medo da multidão e do barulho. Outro comentário parece descrever muito bem a festa desnecessária e mal planejada: “Isto não faz nenhum sentido”, escreveu uma usuária do Twitter.
Os tutores têm todo o direito de comemorar os aniversários de seus cães e gatos, mesmo que os peludos não sigam o nosso calendário. É possível reunir amigos e parentes, passar momentos agradáveis, comer coisas gostosas e homenagear os pets.
Mas, considerando que a festa deveria ser para o cachorro, o tutor deveria ter prestado mais atenção a alguns detalhes que não colocariam em risco a saúde, o bem-estar e a integridade do peludo.
O primeiro ponto a ser considerado é o bolo, que deve ser confeccionado com ingredientes saudáveis para o aniversariante, sem açúcar, sal, chocolate, laticínios, etc.
Pensando na incrível audição canina, a festa também não deve ter sons fortes e agudos, que assustam os peludos e podem prejudicar a saúde. Nada de fogos de artifício, nem música alta. Até mesmo o Parabéns deve ser executado de forma mais tranquila.
Brincadeiras e jogos podem ser propostos, para divertir o aniversariante e os convidados de quatro patas, mas é preciso tomar cuidado para não expor os peludos a perigos desnecessários, nem transformar a festa em uma exibição de habilidades que muitas vezes os peludos nem sequer possuem – nem fazem questão de desenvolver.
Os convidados devem ser escolhidos a dedo. O cachorro precisa não apenas conhecê-los, mas gostar da companhia deles. Rostos desconhecidos despertam o senso de alarme dos peludos, que são guardiães naturais e não gostam da presença de estranhos.
Ao organizar uma festa para cachorro, é preciso pensar na personagem central do aniversário: o próprio cachorro, que não valoriza expressões de status. Não importa quanto se gasta no evento, já que, para os peludos, o dinheiro não tem valor.
Do contrário, é apenas ostentação. Uma justificativa mal arranjada para os tutores de autopromoverem. Os cachorros não participam, não se divertem, não gostam da confusão. Afinal, é aniversário de quem, mesmo?