A tutora sofreu um AVC, mas as cachorras sabiam o que fazer para salvar a vida da amiga.
A lealdade canina já é lendária e estas duas cachorras são mais um exemplo de que os cães são realmente os nossos melhores amigos. Elas se tornaram heroínas quando a tutora sofreu um mal súbito. Rapidamente, elas correram em busca de ajuda e salvaram a vida da mulher.
O episódio aconteceu em Jacksonville, na Flórida (sudeste dos EUA). Maureen Hatcher envolveu-se em uma emergência médica assustadora, mas, felizmente, ela estava em companhia das duas cadelas da família, que se apressaram em buscar socorro.
Operação resgate
Bella e Sadie são duas cachorras da raça retriever do labrador: Bella tem a pelagem preta e Sadie é chocolate. Certo dia, Maureen estava em casa apenas com as duas peludas. Enquanto ela tomava banho, caiu no box e perdeu momentaneamente o controle dos movimentos.
As duas cachorras perceberam imediatamente que alguma coisa estava errada. Elas entraram no banheiro e depararam-se com a tutora caída, sem conseguir se mexer. Mais tarde, Maureen disse aos repórteres da First Coast News (redação das afiliadas às redes ABC e NBC na Flórida):
“Lembro-me de Sadie se aproximando de mim, com Bella chegando logo depois. Eu apenas disse: ‘mamãe precisa de ajuda’ e então elas foram embora. As cachorras souberam imediatamente o que precisava ser feito e saíram correndo de casa para procurar ajuda.”
Maureen mal conseguia falar naquele momento. Na verdade, ela nem sequer conseguia mover as mãos, quanto mais tentar se levantar. A situação era extremamente crítica e se agravava a cada instante.
A atividade frenética das cachorras foi gravada pela câmera de segurança da residência, instalada logo à frente da porta de entrada. As imagens mostram as duas peludas corajosas latindo e correndo, enquanto se dirigiam à casa do vizinho.
É possível observar que elas estavam desesperadas para chamar a atenção de qualquer pessoa que passasse nos arredores. Aparentemente, a casa vizinha estava vazia e o vaivém das cachorras continuou por alguns momentos.
Na sequência das imagens, é possível observar outra vizinha, Alexandra Naspolini, se aproximando da porta de entrada da casa de Maureen. A mulher entrou, encontrou a vizinha caída e rapidamente telefonou para o serviço de emergência.
Em poucos instantes, uma equipe de paramédicos já estava socorrendo Maureen. A mulher havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC, também conhecido como derrame) e, se não fosse a esperteza e a presença de espírito de Bella e Sadie, poderia ter morrido.
Mais tarde, Alexandra declarou à imprensa que percebeu imediatamente que alguma coisa estava errada naquele momento. A vizinha já conhecia Bella e Sadie e sabia que elas são brincalhonas e divertidas, mas, naquele momento, elas estavam tentando atrair a atenção para a casa.
Quando a vizinha entrou na casa de Maureen, percebeu que as luzes da frente estavam apagadas. Alexandra ficou um pouco apavorada, porque não sabia o que estava acontecendo, mas disse que não teve muito tempo para pensar sobre o assunto, já que o senso de urgência das cachorras a impelia para o interior dos aposentos. Finalmente, a vizinha localizou Maureen caída no banheiro e rapidamente acionou o 911.
Maureen recebeu os primeiros socorros ainda em casa. Em seguida, ela foi levada a um hospital de Jacksonville, onde conseguiu se recuperar do ataque sofrido.
Apesar de ainda estar em reabilitação, a tutora sobreviveu sem sequelas graves ao AVC, graças ao socorro de Bella e Sadie. Ela e toda a vizinhança sabem que as heroínas do dia foram responsáveis por garantir a vida.
O vídeo da câmera de segurança acabou sendo postado nas redes sociais e a dramática história de salvamento viralizou rapidamente. Apenas no canal da Inside Edition no Youtube, o vídeo já foi visualizado mais de 235 mil vezes. Inside Edition é um noticiário produzido pela rede CBS.
Os derrames podem causar danos permanentes ou de difícil recuperação. Caso o socorro médico não seja imediato, muitos pacientes permanecem durante anos com lesões que prejudicam os movimentos e comprometem algumas funções vitais. Apenas para citar um exemplo, com 12 óbitos por hora, o AVC é a principal causa de morte no Brasil.
A inteligência dos cães
Bella e Sadie nunca receberam nenhum tipo de adestramento especial: elas sempre viveram apenas como animais de companhia. Os retrievers do labrador estão entre os preferidos para treinamentos como suporte a terapias (apoio a convalescentes, crianças, idosos, portadores de limitações e deficiências), mas as cachorras nunca atuaram “profissionalmente”.
Mesmo assim, a rapidez com que perceberam a gravidade do problema e a necessidade urgente de ajuda demonstram que as cachorras são bastante inteligentes, capazes de refletir sobre a situação e agir com a rapidez exigida naquele momento crucial.