Um vídeo para quem duvida dos sentimentos caninos. A cachorra vai às lágrimas por causa da cena triste.
“O Rei Leão” é um dos melhores filmes infantis de todos os tempos. E também traz uma das cenas mais tristes da cinematografia mundial. Até mesmo Luna, uma cachorra da raça pitbull recentemente adotada, se emocionou com as imagens.
Trata-se de uma produção dos Studios Disney de 1994, dirigida por Rob Minkoff e Roger Allers. O desenho animado mostra as aventuras de Simba, um jovem leão, herdeiro do “trono das selvas”. O vilão da história é Scar, tio de Simba.
A cena emocionante
Em determinado momento do longa-metragem, é apresentada a morte de Mufasa, pai de Simba e rei das selvas. O animal está pendurado em um penhasco, prestes a cair e ser pisoteado por uma imensa manada de gnus.
Mufasa chega a pedir ajuda para Scar (que é seu irmão), mas o vilão diz apenas friamente: “Vida longa ao rei”, e deixa-o cair. Para piorar a situação, Scar ainda tenta colocar a culpa em Simba, que fica inconsolável.
Realmente, é difícil acompanhar as imagens sem chorar. A sequência é emocionante e podemos dizer que também é educativa: muitas crianças tiveram o primeiro contato com o fenômeno da morte quando assistiram a “O Rei Leão”. Mas, ao que tudo indica, não são apenas os humanos que vão às lágrimas com a tristeza do leãozinho.
Luna e a tristeza
A cachorrinha de quatro meses estava acompanhada do tutor, Josh Meyers, e da namorada. O trio estava acomodado na cama, em uma tarde fria de inverno, assistindo ao desenho animado. Então, chegou o momento da cena emocionante.
O fato ocorreu em Chattanooga, Tennessee (sul dos EUA). Demonstrando que os cachorros também têm sentimentos e são capazes de externá-los, Luna parece se comover à medida que a sequência avança.
Inicialmente, a cachorra não aparenta prestar muita atenção ao que está acontecendo na tela. Ela está envolvida com alguns brinquedos, mais interessada no aconchego do que no desenho animado. Surgem, então, as primeiras imagens da morte iminente de Mufasa.
Luna, então, concentra a atenção na TV: ela parece adivinhar que o rei das selvas não conseguirá se segurar por muito tempo no penhasco. Tudo é triste na cena: a música, as tentativas inúteis do leão para sobreviver, a expressão desalentada de Simba.
O tutor de Luna percebeu que a cachorra estava ansiosa – ao que tudo indica, a pitbull conseguia entender, pelo menos em parte, o que estava acontecendo no desenho animado. Josh resolveu gravar as reações emocionadas da peluda.
Enquanto Simba tenta reanimar o pai, a cachorra assiste atenta, parecendo estar excitada e ansiosa. Ela realmente está sensibilizada com a dor do leãozinho e, como não pode fazer nada para ajudá-lo, Luna apenas choraminga e pede ajuda.
Josh ficou convencido de que Luna conseguiu captar o significado das cenas emocionantes. De alguma maneira, a cachorra entendeu a tristeza e o desconsolo de Simba. O tutor postou o vídeo com a reação da cachorra.
Ele escreveu: “Vê-la chorando com a TV foi a coisa mais doce que eu já vi”. E continuou o relato: “Ela até se deita logo depois que o Simba se deita ao lado do pai. Nós não merecemos os cachorros”.
O vídeo curto, postado no Facebook, foi assistido por milhões de internautas, que tiveram de concordar: foi evidentemente uma reação emocional de Luna. Uma usuária da rede social escreveu: “Realmente, agora tenho dois motivos para chorar ao rever esta cena”.
Felizmente, a reação de Luna foi semelhante à das crianças pequenas. Ela ficou muito emocionada e se solidarizou com a morte de Mufasa, mas, poucos minutos depois, voltou aos seus brinquedos, esquecida da tristeza de Simba.
Josh voltou a publicar sobre as reações da cachorra: “Ela recebeu muitos abraços e carinhos depois de assistir à cena e já está recuperada, equilibrada e estável emocionalmente. Luna não é um amor total?”.
Os cachorros realmente são seres sencientes. Isto significa que eles são capazes de sentir e expressão alegria, tristeza, dor, medo, etc. Por isso, além dos cuidados básicos, eles também precisam de atenção e muito carinho.
A pitbull acabou se tornando uma celebridade nas redes sociais e tem a própria página no Instagram, com mais de três mil seguidores. Quem quiser segui-la, pode acessar @luna_o_thepitbull. Luna esbanja charme e alegria nas imagens postadas pelo tutor.