Os cachorros não se orientam pelo calendário – eles não fazem ideia de que a Terra gira ao redor do Sol. Mesmo assim, a família de Athena não poderia deixar passar em branco o aniversário da mascote da casa e, por isso, fez questão de organizar uma festa, com direito a bolo decorado e tudo mais.
Athena completou dois anos de idade: portanto, ela já é uma cachorra adulta, pode até mesmo se casar. Apesar de não conhecer o motivo do movimento diferente na casa, ela ficou muito feliz e animada com a festa de aniversário preparada por sua tutora, Hayleigh Powell.
A festa
A festa de aniversário foi uma surpresa especial. Tudo corria de acordo com a rotina na casa dos Powell, até que a tutora surgiu cantando “Parabéns a Você” e carregando um bolo decorado com frutas. Athena ficou tão feliz que não conseguia parar de correr e pular.
Ao The Dodo, um site especializado em histórias sobre pets, Hayleigh contou que a festa começou apenas com algumas brincadeiras, mas a melhor parte ficou para o final: “Eu guardei o bolo como uma surpresa completa para ela. Fiz questão de garantir que ela não visse antes da cantoria”.
Quando a guloseima foi finalmente revelada, Athena ficou extremamente excitada. A cachorra não poderia demonstrar mais entusiasmo e alegria. Mesmo sem saber o motivo da comemoração, a peluda compreendeu que é muito amada, um membro especial da família. “Ela se sentiu especial”, completou a tutora.
Athena não sentiu apenas o amor da família, mas também pôde sentir o sabor da alegria e do aconchego. O bolo foi compartilhado com os outros cães adotados pelos Powell, que adoraram a festa.
Faz sentido?
Como já foi dito, os cachorros não compreendem o que é um aniversário, assim como não sabem o que é Natal ou Páscoa. Os dias são sempre iguais e, no máximo, eles conseguem diferenciar apenas manhã, tarde e noite.
Mas, se eles ignoram o calendário, todos ficam alegres e entusiasmados em momentos especiais: um carinho, uma palavra de incentivo, um petisco extra, etc. Por isso, organizar uma festa de aniversário para o cachorro é uma excelente ideia para sair um pouco da rotina.
Os tutores podem organizar brincadeiras e jogos, convidar os cachorros da vizinhança ou apenas oferecer um bolinho especial para o aniversariante.
Vale lembrar que o cachorro faz parte da família e gosta de observar os pais adotivos quando estão contentes e relaxados. Uma festa faz bem igualmente para os tutores.
Apenas para lembrar: o bolo deve ser preparado para o cachorro, sem açúcar. Existem várias receitas disponíveis na internet e há lojas especializadas em diversas cidades grandes e médias. E, mesmo sendo um dia especial, as calorias das guloseimas devem ser descontadas no volume diário da ração, para evitar que o peludo também ganhe peso, além de abraços, carinhos e festas no dia do aniversário.