O Bouvier de Flandres tem a sua origem de uma região que abrange parte da França e da Bélgica denominada Flandres. Existem diversas teorias sobre a origem da raça, um dos estudos, por exemplo, sugere que a raça é descendente do Cão de Turfeiras. Outra teoria explicita que houve cruzamentos entre Beaucerons, Griffons e Deerhounds.
A raça demorou para ser reconhecida, apenas em 1910 a Sociedade Real de São Humberto tomou conhecimento por meio de uma exposição, e em 1912 devido a uma iniciativa do Bouvier Club de Courtrai um padrão para a raça foi definido. Atualmente, a raça é utilizada para diversas atividades fazendárias, como a guarda de propriedade e de gado, por exemplo.
Características da raça
O Bouvier de Flandres tem uma aparência rústica, forte e muito determinada. Ele é musculoso, ágil e apresenta os pelos ásperos e densos. A pelagem possui duas camadas sendo o subpelo protetor e impermeável, e a outra camada é composta por pelo de comprimento mediano. A cor apresenta diversas variações como, por exemplo, tons desde o amarelo até o preto, assim como, sal-e-pimenta, cinza e tigrado.
O cão é de grande porte, tendo medidas de 62 a 68 cm para os machos e 59 a 65 cm para as fêmeas. O peso dos cães desta raça podem variar entre 30 e 40 Kg, em média.
Temperamento do cão Bouvier de Flandres
Os cães desta raça são muito leais aos donos e familiares e o protegem com muita devoção. Ele é ágil, inteligente e tem o temperamento bem equilibrado e tranquilo. Além disso, possui um sentido de iniciativa, extremamente, desenvolvido.
O Bouvier de Flandres é muito sociável com crianças e tem muita energia e resistência, sendo um excelente companheiro para caminhadas corridas, entre outras modalidades esportivas. Assim, os donos que adoram praticar exercícios físicos podem contar com uma excelente companhia.
Devido à inteligência e a capacidade rápida de aprendizagem, a raça é usada no socorro a vítimas de catástrofes e combate antidrogas. Além disso, na classificação do Pesquisador Staley Coren no livro “A inteligência dos cães”, essa raça ocupa a 29 posição dentre as 133 que foram pesquisadas.
Saúde da raça Bouvier de Flandres
Há poucos problemas diagnosticados desta raça, mas os mais comuns são a predisposição da displasia coxofemoral e problemas relacionados à tireoide.
Para a manutenção da textura dos pelos, é essencial a escovação diária e os banhos devem ser evitados. Mas, quando os pelos estiverem muito sujos, pode ser um usado shampoo seco específico.
Fotos da raça Bouvier de Flandres