Você sabia que as casinhas de madeira são melhor para os cães, do que as de plástico? Veja essas e outras dicas.
A casinha é o local em que o cão se sente seguro e protegido. O mercado oferece vários modelos e opções diferentes, mas nem sempre é fácil saber escolher e encontrar a casa certa para o cachorro.
A casa deve ser proporcional ao tamanho do cão e deve permitir que ele consiga ficar em pé de forma confortável. Assim, ele deve ter espaço para se locomover e ficar à vontade, seja para sentar, deitar ou andar. Se o seu cachorro ainda é filhote, dê uma casa considerando o tamanho que ele vai ficar quando atingir a fase adulta, para que você não precise trocar depois.
Não pense que quanto maior a casinha, melhor, porque o cão vai ter muito espaço. A explicação é simples: se o tamanho for muito desproporcional o cão vai ficar extremamente desconfortável nos dias de frio, porque o calor vai dissipar.
Qual o melhor material para a casinha do seu melhor amigo? As casas fabricadas em plástico são mais fáceis de limpar e movimentar, porque são mais leves. Entretanto, estas casas são bem menos resistentes a variações de temperatura, ou seja, elas aquecem e esfriam de maneira muito rápido, variando com o ambiente. Por isso, não são boas opções.
As casas de madeira são as melhores escolhas, porque elas conseguem absorver o calor e mantêm os animais protegidos do frio e da chuva. Nos dias de temperatura fria, por exemplo, o calor dos cães é mantido por mais tempo.
Antes de comprar uma casa de madeira, é preciso ficar atento a alguns detalhes: ela não deve ter extremidades finas, como, por exemplo, pontas, porque pode machucar os cães. Por isso, nas beiradas coloque algum material que seja mais duro. Outra dica, é colocar algum tipo de enchimento nas frestas, para evitar o acúmulo excessivo de sujeiras.
O chão da casa de madeira deve ser elevado, aproximadamente, 20 cm do solo. Pois isso evita que pequenos bichinhos entrem e também auxilia a diminuir o frio e a umidade. Deixe o telhado em uma posição que impeça o acúmulo de água, e na hora que você for fazer a limpeza da casa, não se esqueça de retirar o telhado.
Depois destas dicas é só você pensar em qual designer vai querer a casinha do seu melhor amigo: um mais simples ou elaborado? O mercado oferece diferentes opções desde modelos tradicionais aos mais criativos, como castelos, ou casas com cômodos elaborados, por exemplo.