A origem da raça Airedale Terrier não é totalmente confirmada, mas acredita-se que ela tenha surgido no vale do rio Aire e tenha sido criada por ingleses. Na época do surgimento da raça, a principal função exercida pelos cães era a caça de animais aquáticos.
Os Airedales, com o tempo, passaram também a apontar e capturar as presas depois de abatidas em conjunto com os caçadores e durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais diversos exemplares da raça trabalharam nos campos de batalha como mensageiros e também no salvamento de oficiais feridos.
Características – Padrões da raça Airedale Terrier
A pelagem dos Airedales é rígida e dura e também dupla, com o subpelo mais macio. A cor aceita é o castanho, com parte da cauda, do tronco e do pescoço com manchas pretas.
A altura dos cães machos é de 58 a 61 centímetros e as fêmeas costumam medir entre 56 e 59 centímetros.
Os Airedales costumam ser muito resistentes, mas podem apresentar otite em função do formato das orelhas e displasia coxo femural.
Temperamento da raça Airedale Terrier
Os Airedales são muito educados, companheiros para todas as horas e bastante dóceis. Com as crianças se dão muito bem, mesmo quando as brincadeiras ficam mais brutas.
O convívio com outros animais deve ser estimulado desde cedo, e se isto realmente acontecer, é certo que não se mostrarão agressivos diante de outros cães.
Os Airedales são bastante ativos e podem viver bem em apartamento, desde que façam exercícios físicos regularmente. Como não costumam latir em excesso, com certeza não incomodarão os vizinhos.
Dicas e cuidados com a raça Airedale Terrier
Se os cães adultos da raça já são ativos, imagine os filhotes. Estes tem energia de sobra e se não tiverem o que fazer com certeza participarão de atividades nada aprovadas pelos donos, como escavação de buracos e bagunça da casa. Para garantir que isto não aconteça, o melhor é não deixa-los sozinhos por longos períodos.